RIM perde disputa de patentes com a Nokia

Por Redação | 29 de Novembro de 2012 às 10h56

Parece que a disputa de patentes está se alastrando cada vez mais entre as gigantes da tecnologia. Agora foi a vez da RIM disputar com a Nokia a propriedade da tecnologia de rede sem fio de acesso local (WLAN). Resultado? A RIM levou a pior.

Segundo informações da Reuters, um juiz sueco decidiu a favor da companhia finlandesa, alegando que a fabricante do BlackBerry deveria pagar à Nokia os devidos royalties referentes a todos os smartphones com essa tecnologia que foram vendidos.

Em 2003 as duas empresas firmaram um acordo de patentes para incluir dispositivos com sistema Wi-Fi, e em 2008 o acordo foi alterado. Mas no ano passado a RIM procurou a justiça dizendo que a licença deveria ser ampliada para incluir patentes com padrão WLAN.

"Concluiu-se que a RIM quebrou o contrato e não está autorizada a fabricar ou vender produtos WLAN sem antes acertar o pagamento de royalties", disse a Nokia ao anunciar a decisão.

A decisão não cabe recurso, e, além disso, vem em um momento inoportuno para a companhia canadense. A Research In Motion está a poucos meses de lançar seu tão esperado sistema operacional, o BB10.

"Isso pode ter um impacto financeiro significativo para a RIM, afinal todos os dispositivos BlackBerry possuem suporte WLAN", afirma o analista da IDC, Francisco Jeronimo.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.