Processo traz à tona debate sobre discriminação de gênero em empresas de TI

Por Redação | 24.02.2015 às 12:23

Um processo em andamento na justiça dos Estados Unidos pode revelar um pouco mais sobre os bastidores da Kleiner Perkins Caufield & Byers, uma das maiores investidoras do Vale do Silício. Com porcentagens de grandes companhias como Google e Amazon, a empresa agora enfrenta uma ação por discriminação de gênero movida por Ellen Pao, uma de suas ex-executivas.

Ela acusa a empresa de tê-la prejudicado, negando promoções ou aumentos de salário depois que ela denunciou um colega de trabalho por abuso. Pao afirma que teve seu crescimento na empresa prejudicado depois do fim de um relacionamento, sofrendo retaliações por parte da companhia de investimentos e, agora, pede US$ 16 milhões em compensações pelos danos causados. Atualmente, a executiva trabalha na gerência do Reddit.

Em contrapartida, a Kleiner Perkins Caufield & Byers nega as acusações, afirmando que a executiva tinha um desempenho abaixo do esperado e inferior a companheiros do mesmo nível. Sendo assim, ela não seria merecedora das promoções nem dos aumentos salarias que viriam com elas.

Mais do que isso, a empresa afirma ter duas executivas sênior, mais do que boa parte das empresas do Vale do Silício. Ainda assim, o caso ganhou repercussão nacional e, mais do que isso, iniciou um movimento que motivou mais mulheres a denunciarem suas empregadoras por abuso e discriminação, além de levantar questões sobre a igualdade de gênero dentro dos grandes nomes da tecnologia.

Processos semelhantes movidos contra a Pantheon Ventures, a CMEA e o venture capitalista Joe Lonsdale, por exemplo, são apontados pela imprensa internacional como resultados diretos das denúncias feitas por Pao em 2012. Todos os casos, com exceção do último, já foram resolvidos fora dos tribunais por acordos entre as partes envolvidas.

Mas esse não vai ser o caso da Kleiner Perkins Caufield & Byers. Os depoimentos sobre o processo começaram a ser colhidos nesta terça-feira (24), mas a ação corre em segredo de justiça. Falando à agência Reuters, um dos advogados da investidora afirma que um dos pontos-base da defesa será o salário atual de Pao no Reddit, de forma a refutar as afirmações de que ela perdeu dinheiro ao não ser promovida dentro da companhia, uma vez que ela mudou de emprego assim que percebeu o que estaria acontecendo.

Atualmente, boa parte das empresas de tecnologia do Vale do Silício trabalha em programas para incluir as mulheres em cargos gerenciais, a maioria com o objetivo de atingir 30% de representação nesse sentido. Por outro lado, muitas já afirmaram publicamente que existe um déficit de mão-de-obra feminina qualificada para esse fim, dando a entender que a questão vai muito além de simples contratações ou promoções.