Publicidade

Microsoft está novamente sob investigação na Europa por prática de antitruste

Por| 17 de Julho de 2012 às 16h00

Link copiado!

Microsoft está novamente sob investigação na Europa por prática de antitruste
Microsoft está novamente sob investigação na Europa por prática de antitruste
Tudo sobre Microsoft

A Microsoft está sendo investigada mais uma vez por uma comissão antitruste da União Europeia sobre a falta de cumprimento de uma notificação de 2009, na qual a empresa deveria oferecer a seus usuários a opção de escolher qual navegador deveriam usar.

De acordo com o Mashable, a empresa deveria ter disponibilizado, nas mais de 28 milhões de unidades do Windows vendidas na região, a tela "browser choice screen" (BCS), garantindo assim que os usuários possam escolher entre usar o Internet Explorer ou seus concorrentes como, por exemplo, o Mozilla Firefox.

O software BCS não foi instalado nas cópias do Windows 7 distribuídas no continente
(Foto: Reprodução/Tech Week)

Continua após a publicidade

A decisão foi tomada depois de empresa ser acusada de monopolizar o uso de todos os seus serviços e não possibilitar a escolha dos seus usuários. Segundo a Reuters, nesta terça-feira, 17/7, uma comissão europeia percebeu que a BCS não está sendo utilizada e aplicada no sistema operacional da Microsoft. Com a descoberta, as investigações antitruste contra a empresa foram reabertas.

A empresa rapidamente afirmou que a página não estava sendo disponibilizada para os usuários e que tudo isso se deveu a um erro técnico que afetou as cópias do Windows 7 com o Service Pack 1 pré-instalado.

“Enquanto nós acreditávamos que o software BCS estava sendo distribuído quando apresentamos nosso relatório de conformidade mais recente, em dezembro de 2011, nós percebemos que não estávamos oferecendo o software para os aproximadamente 28 milhões de PCs rodando Windows 7 SP1”, afirmou a empresa em nota oficial. “Embora tenhamos tomado medidas imediatas para solucionar este problema, lamentamos profundamente que esse erro tenha ocorrido e pedimos desculpas por isso”.

Se confirmada a culpa da Microsoft, a empresa norte-americana deverá ser notificada e multada pela União Europeia. Em 2008, a companhia de Bill Gates foi penalizada em aproximadamente US$ 1,10 bilhão por outra investigação antitruste no continente.