Juiz determina prisão de presidente do Google no Brasil

Por Redação | 24 de Setembro de 2012 às 21h36
TUDO SOBRE

Google

O presidente do Google no Brasil, Fabio José Silva Coelho, teve a prisão decretada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso do Sul. Coelho teria desobedecido a uma ordem de tirar do ar dois vídeos postados no YouTube.

O juiz também determinou que o site do YouTube e do Google fiquem suspensos durante 24 horas em todo o Estado do Mato Grosso do Sul. Os vídeos em questão possuem conteúdo que denigre o candidato à prefeitura de Campo Grande, Alcides Bernal (PP).

A determinação foi repassada para a Polícia Federal de São Paulo - Estado onde Coelho trabalha -, mas a assessoria da PF disse que ainda não recebeu a ordem de prisão.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

"Por mais que seja um espaço livre e democrático, o uso indevido da internet, na esfera eleitoral, deve ser coibido, na medida em que não se trata de território isento de responsabilidade e não se vislumbra qualquer causa de imunidade no manuseio dessa ferramenta de comunicação", escreveu o juiz Amaury Kuklinski, relator do caso.

Na semana passada, o Google enfrentou um outro mandado de prisão. Na ocasião, um juiz da Paraíba acusou outro executivo da empresa de ter ignorado a determinação de retirar do YouTube um vídeo de humor que falava sobre um candidato da cidade.

Update (24/09, 22h35): O Google Brasil afirmou que vai recorrer da decisão da Justiça Eleitoral do Mato Grosso do Sul mas, de acordo com o relator do caso, juiz Amaury Kuklinksi, a justificativa da companhia não procede. "O uso indevido da internet, na esfera eleitoral, deve ser coibido, na medida em que não se trata de território isento de responsabilidade e não se vislumbra qualquer causa de imunidade no manuseio dessa ferramenta de comunicação".

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.