Google e Facebook são notificados por juiz de Teresina (PI)

Por Redação | 02 de Outubro de 2012 às 13h30

Nesta segunda-feira (1), o juiz da 63º zona eleitoral de Teresina, no Piauí, Antonio de Paiva Sales, enviou uma notificação para o Google e o Facebook, pedindo a remoção de conteúdos que denigrem a imagem de dois candidatos à prefeitura da cidade: Wellington Dias (PT) e Elmano Ferrer (PTB), que tenta a reeleição. As informações são da Agência Estado.

O magistrado enviou a notificação ao Google Brasil, em São Paulo, pedindo a remoção de dois vídeos de 12 minutos e 31 segundos de duração contra o candidato Ferrer. A assessoria do candidato afirmou que os conteúdos têm o objetivo de ridicularizá-lo.

Além disso, o juiz pediu a remoção do Facebook de propaganda eleitoral irregular que compromete a campanha e denigre a imagem política dos dois candidatos.

Na última semana, o diretor-geral do Google Brasil, Fabio José Silva Coelho, foi detido pela Polícia Federal a pedido do Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso do Sul depois de se negar a remover um vídeo do YouTube com conteúdo considerado ofensivo ao candidato Alcides Bernal (PP).

Os pedidos de remoção de conteúdo de sites e serviços de busca são muito comuns durante o período eleitoral e, somente neste ano, a Justiça Eleitoral brasileira estipulou uma multa diária ao Google de R$ 2,4 milhões por não acatar ordens judiciais e retirar conteúdos considerados difamatórios.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.