Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Jornal afirma que Equador irá conceder asilo político para Julian Assange

Por| 15 de Agosto de 2012 às 12h30

Link copiado!

Jornal afirma que Equador irá conceder asilo político para Julian Assange
Jornal afirma que Equador irá conceder asilo político para Julian Assange

Uma matéria publicada pelo jornal britânico The Guardian nesta terça-feira (14) afirma que o governo do Equador irá conceder asilo político para Julian Assange, fundador do Wikileaks. Assange corre o risco de ser extraditado para a Suécia, onde é acusado de abuso sexual.

No começo desta semana, o presidente Rafael Correa afirmou em entrevista para um canal de televisão local que ainda teria que avaliar com muita calma os documentos legais para só depois, definir se o país irá abrigar Assange. E há alguns dias, o ministro de relações internacionais do Equador, Ricardo Patiño, informou que a decisão seria tomada apenas depois do encerramento dos Jogos Olímpicos de Londres, para evitar problemas diplomáticos.

Assange está refugiado na embaixada do país em Londres desde o dia 19 de junho, quando deixou sua casa no interior da Inglaterra. A Suprema Corte da Grã-Bretanha definiu que o ativista deverá ser extraditado para a Suécia, onde será julgado por abuso sexual.

Continua após a publicidade

O presidente equatoriano irá se reunir com o ministro Patiño para definir a situação de Assange nesta quarta-feira (15)

Segundo o Chicago Tribune, o governo equatoriano negou os rumores de que já estava tomada a decisão sobre o asilo político de Julian Assange, como foi publicado ontem. Apenas o ministro Patiño e Correa podem decidir sobre o caso e eles deverão se reunir ainda nesta quarta-feira (15) para discutir sobre o processo de asilo.

As primeiras acusações contra Assange surgiram em 2010, depois de o Wikileaks vazar documentos secretos do governo norte-americano.