Estudante processa escola por usar sua foto de biquini no Facebook

Por Redação | 24.06.2013 às 15:35 - atualizado em 24.06.2013 às 16:40

A estudante da Universidade da Georgia, Chelsea Chaney, de 17 anos, entrou com um processo contra a escola em que estudava depois que uma foto sua de biquini, publicada em seu perfil no Facebook, foi usada pela administração da escola durante uma palestra sobre a permanência de fotos na rede. A imagem foi usada sem a autorização de Chelsea e ela quer judicialmente uma indenização no valor de US$ 2 milhões (R$ 4,5 milhões).

Chelsea afirmou que está "horrorizada" e se sentindo "humilhada" depois do caso. A foto usada na palestra recebeu o título controverso de "Uma vez que está lá, ela permanece lá" e foi vista por professores, alunos e pais. Na imagem, a adolescente aparece de biquíni ao lado de um cartaz em tamanho real do rapper Snoop Dogg.

A adolescente também ficou bastante constrangida depois que ouviu a explicação do professor, que não foi identificado, sobre o motivo para a escolha de sua foto, de que teria sido completamente "aleatória". Chelsea afirma que acreditava que apenas seus amigos e parentes poderiam visualizar aquela imagem em seu perfil no Facebook, mas é provável que opção de visualização de "amigos de seus amigos" possa ter ocasionado o acesso e uso indevido de sua imagem.

Uso foto biquíni Facebook

Reprodução: WBSTV

"Não era minha foto principal", explicou a adolescente. "Você teria que procurar muito para achá-la". Seu advogado, Pete Wellborn, afirmou à WBSTV que está processando os responsáveis pelo uso da imagem, e ele também declarou que vê quebra de algumas leis federais e estaduais dos Estados Unidos no caso. Sobre o fato de a imagem, que não era pública, ter sido usada, Wellborn acredita se tratar do "velho e horrível clichê: 'olha como ela está vestida, e com isso conseguiu o que queria'".

A vítima prefere considerar que o caso se trata de bullying, e não de assédio, como seu advogado sugere. No entanto, o apresentador da palestra sabia o quanto esta imagem poderia repercurtir, principalmente, depois de escolher a foto de alguém conhecido por todos na escola. A Fayette County Schools District, instituição responsável, afirmou que não comenta sobre processos em andamento.