Chileno é condenado por criar contas de paródia no Twitter

Por Redação | 22 de Fevereiro de 2013 às 12h45
photo_camera Blog Kawanamu

Um homem no Chile foi condenado a 18 meses de prisão por cuidar de contas de paródia no Twitter e ser acusado por um empresário local de roubo de identidade. Rodrigo Ferrari Prieto alimentava uma das três contas na rede social, agora inativas, que zombavam do empresário Andrónico Luksic e de sua família. As informações são do Mashable.

O advogado de Luksic afirmou que as mensagens publicadas no microblog utilizavam o nome e fotos do seu cliente, acompanhadas de "comentários inapropriados" que prejudicaram a reputação do empresário e dos membros de sua família. O acusado, por sua vez, alega que estava por trás apenas de uma das contas e que utilizou um avatar com moedas caindo com a descrição "nós temos toneladas de dinheiro" - Ferrari Prieto afirma que a conta era de brincadeira e não deveria ser levada a sério.

A rede social possui termos claros sobre a criação de contas de paródia ou humor, pedindo que seus criadores informem as características de suas contas e não enganem seus seguidores. A ação chilena afirma que Ferrari Prieto criou as contas entre março e dezembro de 2010 e o relatório ainda diz que o Ministério Público levou dois anos para reunir as provas necessárias para processar e prender o responsável.

A promotoria pública também solicitou ao Departamento de Estado dos Estados Unidos a abertura de informações sobre o criador das contas, em uma tentativa de obter mais dados para a conclusão do caso. E assim que Rodrigo Ferrari Prieto foi preso, o nome do empresário, que detém uma fortuna estimada em US$ 17,8 bilhões (R$ 35 bilhões), entrou para os assuntos mais comentados no Twitter.

Na última semana, a decisão de uma corte chilena levou ao bloqueio e exclusão de um vídeo publicado no YouTube, que continha um trecho de um livro publicado em 1993 que revelava escândalos envolvendo um embaixador argentino e milionários chilenos, como o próprio Andrónico Luksic.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.