Brasil e Peru apresentam solicitação oficial à ICANN sobre o domínio '.amazon'

Por Redação | 29 de Abril de 2013 às 17h20
TUDO SOBRE

Amazon

Os governos centrais do Brasil e do Peru, incluindo outros países da América Latina, estão disputando com a rede norte-americana de varejo online, a Amazon, o registro do domínio de internet '.amazon'. E segundo o The Guardian, os governos enviaram uma solicitação oficial ao ICANN (Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números) pedindo a remoção do domínio da lista de pedidos de registros da Amazon.

Os países latino-americanos acreditam que este domínio não pode ser destinado a uma empresa privada, já que faz referência ao rio Amazonas e à floresta Amazônica e poderia ser usado para fins de preservação do ecossistema através de políticas ambientais e sustentáveis. A solicitação encaminhada ao ICANN, órgão responsável pela distribuição de endereços e IPs na internet, alega que o domínio '.amazon' pode se referir a problemas da região.

"Garantir direitos exclusivos para uma empresa privada pode impedir o uso deste domínio para fins de interesse público relacionados a proteção, promoção e sensibilização de questões relacionadas ao bioma da Amazônia. O mesmo poderia também impedir o uso deste endereço para páginas na web relacionadas à população que habita a região", afirma o pedido.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Saiba mais: Afinal, quem deve ficar com o domínio .amazon: a Amazônia ou a multinacional?

Além do domínio '.amazon', o ICANN possui a solicitação da Amazon para muitos outros domínios incluindo '.book', '.author', '.read'. Muitos governos criticam a prática das empresas privadas de tentarem o registro de diversos domínios, afirmando que a medida pode comprometer o princípio da livre concorrência. Países como Bolívia, Colômbia e Venezuela assinaram recentemente o 'Tratado de Cooperação Amazõnica' e também enviaram solicitações oficiais ao ICANN sobre o domínio '.amazon'. Esse e outros pedidos envolvendo nomes de países, regiões e cidades devem ser resolvidos durante uma conferência do ICANN na América do Sul, que será realizada em julho deste ano.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.