Apple perde o direito de usar um de seus ícones

Por Redação | 27 de Setembro de 2012 às 10h00

A Apple sofreu uma rara derrota judicial por não ter conseguido registrar a marca de um ícone laranja com o desenho de uma nota musical - que representa o aplicativo Música - utilizado em gadgets com sistema iOS e também em outros locais.

Segundo informações do site Ipodnn, o escritório de marcas e patentes norte-americano confirmou essa semana que o logotipo da Apple é muito parecido com uma marca registrada que pertence ao MySpace.

Em 2008, o registro de um logotipo laranja com uma nota musical foi entregue para o serviço de compartilhamento musical chamado 'iLike'. Em 2009, o MySpace comprou o iLike, mas acabou fechando o site no início deste ano.

A Apple tentou argumentar, alegando que ninguém se confunde ao olhar os dois ícones, que a marca MySpace era "fraca", e que oito outras empresas da mesma área conseguiram registrar marcas que utilizavam notas musicais.

O argumento foi rejeitado sob alegação de "risco de confusão" entre os dois desenhos. "Tendo em vista o fato de que os ícones são semelhantes, os bens e serviços estão relacionados e são procurados pelas mesmas classes de consumidores [...] está suscetível de causar confusão com a marca registrada, que compreende em uma nota musical e um design [...] para ouvir MP3 e para o compartilhamento de MP3 e listas de reprodução de música com os outros", decidiu o conselho.

A Apple ainda pode entrar com um recurso, mas até agora a empresa não se manifestou. Lembrando que a Apple já está sendo acusada por uma empresa suíça de copiar o design do relógio do iOS 6.

E você, acha mesmo que pode haver confusão entre os dois ícones?

Ícones musicais

À esquerda: a versão da Apple; à direita: a do MySpace

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.