Apple já gastou mais de R$ 140 milhões em advogados contra Android

Por Redação | 09 de Dezembro de 2013 às 16h47

A Apple tem travado sua guerra contra o Android não só no mercado, mas também na justiça. E a conta sai cara. Os gastos têm ultrapassado os 400 milhões de reais anuais, sendo 140 milhões somente com advogados.

No mês passado a empresa pagou 60 milhões de dólares à firma de advocacia Morrison & Foerster e possui mais de 300 advogados em 4 firmas trabalhando nos diversos processos contra o sistema do Google e principalmente contra a Samsung.

Especialistas no mercado perguntam-se até onde vale a pena gastar todo esse dinheiro com os processos, já que a empresa provavelmente não colherá muitos frutos, apenas algumas indenizações e pagamentos de licença de software.

Mas mesmo assim, o dinheiro não é problema para a Apple: a empresa possui quase 150 bilhões de dólares em caixa, além de ter feito um acordo com a HTC sobre patentes recentemente, que lhe rende 200 milhões de dólares anuais, valor médio gasto com os advogados. Ou seja, a conta estaria paga.

A Samsung também foi condenada a pagar mais de 1 bilhão de dólares em compensações à Apple, mas recorreu da decisão, o valor foi abaixado nos tribunais e agora a multa está na casa dos 300 milhões de dólares, mas a empresa sul-coreana continua recorrendo, afirmando que deve apenas 52 milhões à companhia americana.

Mas mesmo apesar de todos esses esforços, os processos apenas se arrastam, a Samsung continua líder de mercado e o Android cresce cada dia mais, estando presente em 81% dos dispositivos móveis. Além disso, qualquer indenização seria irrisória para a Apple, em comparação às suas vendas anuais e ao seu caixa.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.