Apple estaria perto de fechar acordo com Gradiente para uso da marca 'iphone'

Por Redação | 11.03.2013 às 12:22

No último final de semana, o jornal A Folha de S. Paulo publicou uma matéria informando que a Apple estaria prestes a fechar um acordo amigável com a Gradiente para o uso da marca 'iphone' no Brasil. A empresa brasileira é detentora dos direitos do nome no país desde 2008 e foi a primeira a apresentar o pedido de registro da marca no Inpi (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) em 2000.

Pouco antes de expirar o período máximo de cinco anos para o uso da marca, a Gradiente lançou seu primeiro smartphone Android sob o nome de 'iphone'. A princípio, a Apple entrou com uma ação judicial alegando que a companhia brasileira não tinha usado a marca até o vencimento do seu direito e pedia os direitos de propriedade do nome no país - o Inpi rejeitou o recurso apresentado pela Maçã e confirmou a propriedade do nome à Gradiente.

A decisão garantiu à Gradiente o direito exclusivo do uso do nome 'iphone' dentro da categoria smartphones, mas a empresa norte-americana também teve o direito mantido de venda do seu iPhone no país graças aos seus esforços de software e de outras marcas. No final de fevereiro, as duas empresas entraram com uma solicitação no tribunal do estado do Rio de Janeiro para que a decisão do Inpi se mantenha congelada até que as duas entrem em um acordo amigável, algo que fontes ligadas às companhias afirmam que está próximo de acontecer.

Acredita-se que o acordo deverá ser finalizado com o pagamento da Apple à Gradiente para o uso da marca 'iphone' no Brasil, medida esta já tomada pela companhia com relação ao uso da marca 'ipad' na China, que é de propriedade da Proview. Mas, por enquanto, nenhum representante da Gradiente ou da Apple confirmou a notícia.