Apple é acusada de copiar empresa suíça com aplicativo do relógio do iOS 6

Por Redação | 21 de Setembro de 2012 às 17h28

Um aplicativo bem simples presente no novo sistema operacional dos aparelhos mobile da Apple está causando polêmica no mundo das patentes. O "Clock" finalmente trouxe um relógio para os iPads, mas o problema é que o modelo do desenho é muito semelhante ao utilizado pela companhia ferroviária suíça SBB.

A empresa é a única detentora dos direitos do relógio, criado pelo engenheiro Hans Hilfiker, em 1944. A ideia era ajudar na pontualidade, com um modelo bem grande e minimalista que faz com que as pessoas enxerguem de longe a hora, evitando que percam o trem.

"A SBB não foi ferida, mas está orgulhosa com o fato de nosso design estar sendo usado por um negócio bem sucedido em todo o mundo", disse Reto Kormann, porta-voz da SBB, para o Tages Anzeiger.

Uma versão de pulso do relógio presente nas estações de trem já existe. Ele foi fabricado pela empresa Mondaine, porém, tudo foi devidamente licenciado mediante o pagamento de alguns milhões de dólares.

Segundo o site, a empresa vai procurar a Apple para tentar um acordo e, provavelmente, uma compensação financeira pelo uso da imagem que lhe pertence.

É engraçado pensar nisso passado tão pouco tempo após a briga judicial entre Samsung e Apple envolvendo exatamente uma questão de patentes, cópias e afins. Ironia do destino ou apenas falta de criatividade por parte da empresa da maçã?

Relógio do iPad iOS 6

À esquerda o relógio original de uma das estações suíças, e à direita o aplicativo da Apple

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.