Americano é banido das redes sociais por 5 anos após "brincadeira" no Tumblr

Por Redação | 22.08.2013 às 17:16

Caleb Clemmons, ex-estudante universitário de 20 anos da Georgia (EUA), esteve preso por seis meses por publicar "brincadeira" em tom de ameaça em seu perfil no Tumblr. Agora, ele foi declarado culpado por terrorismo. A decisão foi anunciada nesta terça-feira (20).

Clemmons foi condenado a cinco anos em liberdade condicional, os quais ele também ficará proibido de utilizar redes sociais, como informa o site Gawker.

Anteriormente, o jovem havia sido condenado a seis meses de prisão, que ele já cumpriu. No dia 8 de fevereiro, Clemmons publicou a seguinte frase no Tumblr: "olá. meu nome é irenigg e estou planejando atirar no sul da georgia. passar para ver o efeito que isso tem. para ver se eu sou preso (sic)". Ele foi preso pelas autoridades locais ainda no mesmo dia.

Clemmons afirmou repetidas vezes às autoridades que a publicação era "uma obra literária experimental e um projeto de arte", mas os promotores do caso não foram persuadidos. O estudante foi acusado de fazer ameaças terroristas por meio de um computador, acusação que poderia ter lhe garantido até cinco anos atrás das grades.

"Isso foi considerado uma ameaça, no mínimo, e mais nada", afirmou ao The Verge Jack Williamson, advogado de Caleb Clemmons. "Isso é o que as ameaças terroristas são. Não foi acompanhada de nenhum ato, porque se tivesse qualquer ato envolvido, isso teria o levado a uma sentença de 10 anos de prisão... Hoje em dia, com muitas pessoas disparando armas de fogo em cinemas e escolas e nas ruas, essas coisas são vistas de forma completamente diferente".

Depois de esperar seis meses preso por seu julgamento porque sua família não tinha como pagar a fiança de US$ 20 mil (R$ 48 mil), Clemmons obteve a liberdade condicional e deixou a prisão ontem (20).