Vice-presidente e herdeiro da Samsung, Jay Y Lee é novamente condenado à prisão
Por Wagner Wakka |
O vice-presidente e herdeiro da Samsung Jay Y. Lee foi condenado a dois anos e meio de prisão por suborno, na Coreia do Sul. O executivo já tinha sido julgado em 2017, pelo mesmo caso, mas a justiça achou a pena branda na época e reabriu o caso.
- Do Galaxy S1 ao S21: relembre todos os modelos da principal linha da Samsung
- Samsung pretende remover o carregador das caixas de mais celulares
Lee ainda teve novamente um bom resultado na corte — a expectativa era de que ele pudesse passar até nove anos na cadeia. Em 2017, ele foi um dos pivôs do escândalo de corrupção que levou à então presidente Park Guen-hye ao impeachment.
Pelo processo, Lee teria subornado o governo para a garantir apoio estatal em sua candidatura para presidente do conselho da Samsung. O executivo tentava substituir seu pai, Kun H. Lee, que foi presidente da companhia e também se envolveu em escândalos financeiros.
Por conta disso, Lee foi condenado na época a cinco anos de prisão, mas recorreu e foi solto em 2018, e atualmente é responsável pelo setor de fabricação da Samsung. Além dele, outros dois executivos da empresa, Choi Ji-sung e Jang Choong-ki, foram condenados com a mesma sentença no caso.
A pena foi menor que o esperado porque, segundo os juízes do caso, os condenados colaboraram com informações úteis à justiça. No julgamento, quando perguntado sobre seu veredito, Lee apenas afirmou: “Não tenho nada especial a dizer”.
A defesa ainda pode recorrer da sentença.
Fonte: The Korean Herald