Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Vice-presidente e herdeiro da Samsung, Jay Y Lee é novamente condenado à prisão

Por| 18 de Janeiro de 2021 às 09h00

Link copiado!

 g0d4ather/Creative Commons
g0d4ather/Creative Commons
Tudo sobre Samsung

O vice-presidente e herdeiro da Samsung Jay Y. Lee foi condenado a dois anos e meio de prisão por suborno, na Coreia do Sul. O executivo já tinha sido julgado em 2017, pelo mesmo caso, mas a justiça achou a pena branda na época e reabriu o caso.

Lee ainda teve novamente um bom resultado na corte — a expectativa era de que ele pudesse passar até nove anos na cadeia. Em 2017, ele foi um dos pivôs do escândalo de corrupção que levou à então presidente Park Guen-hye ao impeachment.

Pelo processo, Lee teria subornado o governo para a garantir apoio estatal em sua candidatura para presidente do conselho da Samsung. O executivo tentava substituir seu pai, Kun H. Lee, que foi presidente da companhia e também se envolveu em escândalos financeiros.

Continua após a publicidade

Por conta disso, Lee foi condenado na época a cinco anos de prisão, mas recorreu e foi solto em 2018, e atualmente é responsável pelo setor de fabricação da Samsung. Além dele, outros dois executivos da empresa, Choi Ji-sung e Jang Choong-ki, foram condenados com a mesma sentença no caso.

A pena foi menor que o esperado porque, segundo os juízes do caso, os condenados colaboraram com informações úteis à justiça. No julgamento, quando perguntado sobre seu veredito, Lee apenas afirmou: “Não tenho nada especial a dizer”.

A defesa ainda pode recorrer da sentença.

Fonte: The Korean Herald