Valve encerra atividades do Steam Greenlight; novo serviço vem aí

Por Redação | 07 de Junho de 2017 às 11h11

Confirmando o anúncio feito em fevereiro deste ano, a Valve finalmente desativou o Steam Greenlight, programa de publicação de jogos independentes, nesta terça-feira (6). Isso significa que o envio de jogos não será mais permitido e o sistema de votação por parte dos usuários está bloqueado. Em substituição ao antigo serviço, a empresa lançará o Steam Direct no próximo dia 13 de junho.

Com o fechamento completo do Greenlight, os 3.400 projetos com votação pendente que foram enviados antes do dia 6 de junho serão selecionados por funcionários da própria empresa. A Valve pediu para que os desenvolvedores sejam pacientes durante este processo.

Caso o desenvolvedor tenha pagado a taxa de publicação do Greenlight, mas não enviou o seu projeto, é possível solicitar o reembolso da quantia por meio do serviço de suporte do Steam.

Como funcionará o Steam Direct?

Quando o Steam Direct for lançado, os desenvolvedores poderão fazer parte do programa por meio do preenchimento de alguns formulários e do pagamento da taxa US$ 100 para cada jogo publicado. Esta quantia só será reembolsada se o game em questão ultrapassar US$ 1.000 em vendas.

Além disso, desenvolvedores novos no programa de publicação terão de aguardar 30 dias após o pagamento da taxa de aplicação para que o lançamento do jogo ocorra. O motivo disso é a política da Valve, que realiza uma verificação rigorosa para confirmar se todos os dados enviados pelo desenvolvedor estão corretos.

Todos os títulos enviados ao Steam Direct passarão por testes de instalação para evitar malwares ou códigos maliciosos nos jogos. Nesse meio tempo, a Valve solicitará que o desenvolvedor crie uma página no Steam, anunciando que o lançamento do game ocorrerá em breve. Feito isso, o jogo finalmente será publicado na plataforma.

Via: Polygon

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.