Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Apple muda regras e pode permitir apps de streaming de games

Por| 06 de Junho de 2018 às 12h21

Link copiado!

Apple muda regras e pode permitir apps de streaming de games
Apple muda regras e pode permitir apps de streaming de games
Tudo sobre Apple

Apenas dias após a polêmica relacionada à proibição do lançamento do Steam Link na App Store, a Apple realizou uma alteração em suas políticas de publicação de apps que, possivelmente, abre as portas para o retorno desse tipo de aplicação. As mudanças vieram no começo da semana e foram feitas de maneira discreta, enquanto os olhos do mundo estavam voltados para os anúncios do WWDC 2018.

Na atualização, a Apple não modificou a principal regra que impediu o lançamento do Steam Link no iOS, mas adicionou novos detalhes à regra que podem garantir a chegada da aplicação ao iPhone e iPad. Os softwares disponíveis continuam impedidos de hospedarem suas próprias lojas, como forma de impedir o download de soluções não certificadas, mas poderão ser publicados na App Store caso impeçam a compra de soluções pelos dispositivos com iOS, com esse processo tendo de ser finalizado por meio de um computador ou outro aparelho.

Por outro lado, as novas regras permitem o funcionamento dos softwares de “mirror”, como são chamados aqueles que permitem utilizar, no iPhone ou iPad, as funções e recursos de soluções originalmente disponíveis em outros sistemas. No caso do Steam Link, por exemplo, a opção é válida para os jogos que o usuário já possui, enquanto a compra de novos precisará ser feita, obrigatoriamente, por outro aparelho que não o que está rodando o iOS.

Na última semana, a Valve revelou que o lançamento de seu aplicativo de streaming no sistema operacional foi bloqueado por questões “mercadológicas” ligadas às regras de publicação de softwares na App Store. A desenvolvedora não foi adiante no tema, assim como a Apple, que manteve o silêncio sobre o assunto, enquanto a notícia deixava os jogadores ansiosos por mais mobilidade bastante chateados.

Continua após a publicidade

A mudança nas normas, agora, indica que a Maçã pode ter chegado a um acordo não apenas com a Valve, mas também com outros serviços semelhantes. É claro, alterações no funcionamento original das soluções precisarão ser feitas, como forma de garantir que as compras não aconteçam no próprio iOS, mas são mudanças que fazem sentido e valem a pena quando se leva em conta a base de usuários disponível nessa plataforma.

Disponível em versão Beta para Android, o Steam Link vem como uma maneira de aumentar a portabilidade dos games disponíveis no sistema. Com computador e smartphones conectados a uma mesma rede, é possível jogar os títulos disponíveis por streaming, com processamento sendo feito no PC e direito à conexão de controles por meio do Bluetooth.

Fonte: Reuters