Super Mario Run bate recorde de 25 milhões de downloads em 4 dias

Por Redação | 21 de Dezembro de 2016 às 12h05
photo_camera iPhone Hacks

Super Mario Run foi liberado na App Store há apenas uma semana, mas já foi o suficiente para o game estabelecer um novo recorde: 25 milhões de downloads nos primeiro quatro dias. No entanto, apesar de soar otimista, a notícia não é completamente maravilhosa para a Nintendo.

O jogo foi lançado inicialmente apenas para iPhones no dia 15 de dezembro em 151 países. A arrecadação na App Store com as vendas brutas do título foi de cerca de US$ 21 milhões, mas isso não foi o suficiente para segurar as ações da Nintendo no alto.

O grande problema é que, apesar do download inicial ser gratuito, os jogadores precisam pagar US$ 9,99 para ter acesso ao conteúdo completo de Super Mario Run. Isso significa que a grande quantidade de downloads não refletiu exatamente em ganhos, pois a maioria das pessoas optou por ficar apenas com o que o conteúdo gratuito oferece.

De acordo com informações do analista da empresa Sensor Tower, Spencer Gabriel, apesar de Mario ser uma das franquias de jogos mais popular do mundo, apenas 8% dos usuários que experimentaram o novo jogo mobile o compraram.

"Eu não acho que essa é uma declaração sobre a qualidade do jogo...mas sim sobre o valor percebido quando comparado com jogos free-to-play que oferecem muito mais conteúdo com microtransações opcionais que permitem aos jogadores experimentarem antes", explica o analista.

Enquanto alguns dizem que Super Mario Run é um jogo pago disfarçado de jogo gratuito, a Nintendo tenta se explicar alegando que "o preço foi concebido para tranquilizar os pais que eles seriam cobrados apenas uma vez, e não várias vezes" quando seus filhos jogassem.

Apesar de a Big N bater na tecla de que o lucro não era o único foco quando decidiu entrar para o negócio de games para smartphones, a empresa viu suas ações caírem 5% na última sexta-feira (16), num movimento para baixo que continuou no pregão desta segunda. A produtora japonesa apresentou uma queda total de 12% desde que Super Mario Run foi lançado.

Diante da desvalorização das ações, e do flagrante descontentamento dos usuários na App Store, onde Super Mario Run possui apenas 2,5 estrelas, analistas afirmaram que o momento ruim está relacionado à estratégia adotada pela Nintendo para o jogo.

Além de todas essas controvérsias, um porta-voz da Nintendo também disse que a empresa não tem planos de lançar conteúdo adicional – gratuito ou pago – para Super Mario Run. Uma notícia decepcionante para os mais viciados dispostos a desembolsar os quase R$ 35 pelo título.

Fonte: Reuters

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.