Publicidade

Pokémon GO: como usar o sistema de pet virtual do jogo

Por| 26 de Janeiro de 2020 às 20h00

Link copiado!

Pokémon GO: como usar o sistema de pet virtual do jogo
Pokémon GO: como usar o sistema de pet virtual do jogo
Tudo sobre Niantic

Pokémon GO começou o ano adicionando mais um recurso que amplia a experiência entre treinadores e seus personagens preferidos. Chamado de Sistema de Companheirismo, o novo sistema funciona mais ou menos como os antigos bichinhos virtuais, permitindo que o jogador amplie sua conexão com os monstrinhos, tirem fotos e andem com eles pelo mapa, obtendo pontos de experiência, itens extras e outras vantagens.

A novidade está disponível para todos os jogadores de Pokémon GO que estejam no nível 10 ou superior. O Sistema de Companheirismo exige atenção constante, afinal de contas é preciso alimentar e brincar com o pet virtual para que ele realize as funções desejadas, e quanto maior o elo entre você e ele, melhores os benefícios recebidos a partir dessa parceria.

Pokémon GO: como usar o recurso de pet virtual

Continua após a publicidade

O sistema de pet virtual de Pokémon GO pode ser acessado a partir da tela inicial do game, por meio do botão que traz a imagem de seu companheiro. Caso não tenha um, você poderá adicionar um Pokémon ao espaço dessa mesma forma, com a interface indicada também permitindo a troca do bichinho virtual por outro, caso o usuário assim deseje.

O recurso também indica o que é preciso fazer para aumentar o elo entre o Pokémon e você, como andar pelo mapa (também o principal recurso de jogabilidade do game) e alimentar o monstrinho sendo as principais maneiras de melhorar essa amizade. Tirar uma foto do personagem usando a câmera e o sistema de realidade aumentada do jogo, usar o companheiro em uma batalha ou andar com ele até uma Poképarada nunca visitada também funcionam aqui.

Todo esse processo é calculado em corações que indicam o nível de parceria entre treinador e o pet virtual. Alguns quesitos também variam de acordo com o Pokémon escolhido para a função — espécies mais raras, por exemplo, podem exigir que a caminhada seja maior para a obtenção de itens ou pontos, enquanto contar com a ajuda de outros pode fazer com que o usuário tenha que dar mais atenção ao monstrinho com brincadeiras ou fotos.

Continua após a publicidade

Como dito, alguns desses sistemas exigem uma interação constante do usuário. É o caso da alimentação, por exemplo, com uma barra que vai diminuindo com o tempo e, caso chegue ao fim, fará com que o pet virtual não mais seja mostrado no mapa, reduzindo também o nível de amizade com o jogador. Para que ele volte, basta dar comida, usando as frutas e berries que são coletadas em Poképaradas e outros pacotes de itens do game.

Para dar comida a seu Pokémon, basta selecionar a opção indicada na tela e selecionar qual fruta será dada a ele. Aqui, um sistema semelhante ao de captura entra em ação, sendo preciso mirar a berry na boca do pet virtual — caso erre, o item será perdido. No modo de realidade aumentada, basta tocar na tela para acariciar o bichinho, o que é considerado pelo game como uma brincadeira. Vale a pena ficar de olho nas expressões do personagem, pois alguns podem não gostar de serem tocados constantemente.

Continua após a publicidade

Para entender as necessidades de seu companheiro, o ideal é ficar atento à parte inferior da tela inicial, onde estarão indicadores rápidos sobre a situação atual dele. Uma barra ao redor da imagem do Pokémon, por exemplo, indica o nível de “fome” do pet virtual, enquanto balões de fala podem indicar interesses específicos como a vontade de tirar uma foto ou o gosto por frutas de um determinado tipo.

Pokémon GO: níveis de amizade

O Sistema de Companheirismo de Pokémon GO conta com quatro níveis, que vão sendo alcançados na medida em que o elo entre monstrinho e jogador vão se estreitando. Cada um deles conta com vantagens especiais que vão sendo liberadas na medida em que esse laço se torna mais forte:

Continua após a publicidade
  • Bom companheiro: o Pokémon passa a aparecer no mapa;
  • Ótimo companheiro: o pet virtual ajuda na captura de outros monstrinhos e também pode trazer itens até o jogador;
  • Ultracompanheiro: o personagem indicará lugares interessantes nos arredores e itens especiais exclusivos;
  • Melhor companheiro: o Pokémon recebe uma faixa que indica esse status, além de ter força maior durante combates em ginásios e raides sempre que estiverem selecionados como parceiros.

Além disso, outros benefícios são abertos sempre que o Pokémon estiver bem-humorado, ou seja, alimentado e atendido em suas necessidades. Tais vantagens são aleatórias e podem variar entre os personagens, mas normalmente, consistem em diminuições na quilometragem necessária para a obtenção de doces ou uma aceleração no ritmo de recebimento de corações por atividade, retroalimentando o Sistema de Companheirismo e facilitando na criação da amizade com o seu pet virtual.

É possível criar vínculos com mais de um personagem, mas não ao mesmo tempo, já que Pokémon GO permite que o jogador tenha apenas um companheiro ativo por vez. Realizar a troca não faz com que o elo criado seja perdido, mas somente 20 substituições podem ser feitas por dia e, mesmo desativados, os monstrinhos continuam sentindo fome e tendo necessidades que precisam ser satisfeitas, mas cujas notificações não serão mostradas.