Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Pokémon Go pode estar espionando seus arquivos pessoais sem sua autorização

Por| 21 de Agosto de 2018 às 20h10

Link copiado!

The Verge
The Verge
Tudo sobre Niantic

A Niantic, responsável pelo jogo Pokémon Go, está sob suspeita de utilizar um método para lá de invasivo com intuito de evitar que os jogadores trapaceiem no game. Segundo relatos de usuários na web, o aplicativo é capaz de ler nomes de pastas e arquivos no Android, buscando evidências de tentativas de fraude no root do dispositivo utilizado.

NetRolller 3D, um jogador de Budapeste, fez uma postagem no fórum XDA Developers explicando que recebeu o erro "dispositivo não autorizado" quando tentou abrir o jogo em seu Galaxy Note 4, o que é comum em aparelhos que permitem acesso ao root do Android. O usuário informou ainda que o aparelho já havia sido formatado e só foi possível abrir o aplicativo do jogo após fazer uma limpeza completa na memória do dispositivo, incluindo o cartão microSD, e deletar todas as pastas e APKs relacionados à prática do rooting. "Pokémon Go está abusando de suas permissões de acesso para escanear os arquivos armazenados em busca de evidências de rooting", concluiu o usuário em sua postagem.

Logo outros internautas começaram a fazer testes para averiguar os limites de ação da Niantic, criando pastas e arquivos com nomes sugestivos. Não demorou muito para que eles fossem impedidos de fazer login em Pokémon Go sob o mesmo erro de "dispositivo não autorizado", botando mais lenha na fogueira.

A versão do app utilizada por NetRolller 3D era a 0.115.2, mas já houve atualização para a versão 0.115.3, sem que as varreduras fossem interrompidas. A Niantic ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso, apesar de ter sido questionada por internautas sobre a possível ação de espionagem.

Continua após a publicidade

Fonte: Olhar Digital, XDA Developers