Pokémon GO começa a perder popularidade nos Estados Unidos

Por Redação | 02.08.2016 às 11:29

Cerca de um mês após seu lançamento oficial, Pokémon GO se tornou um dos principais games mobile da história. Para se ter ideia, o app já foi baixado mais de 100 milhões de vezes apenas nos países em que já está disponível. Além de ultrapassar as redes sociais e ter um tempo gasto muito maior que outros jogos de sucesso, a valorização das ações da Nintendo também surpreendeu o mercado. Mas, parece que o sucesso não será para sempre. Após algumas semanas, o aplicativo parece ter atingido seu ápice e já começou a perder popularidade nos Estados Unidos.

Uma das principais evidências de que Pokémon GO está perdendo jogadores é a avaliação da última atualização do game na loja de aplicativos da Apple, a App Store. O upgrade, lançado nesta segunda-feira (1), foi classificado com uma média de apenas 1,5 estrelas, de um total de 5, por 10 mil usuários. Talvez os milhares de votos negativos sejam uma maneira que os jogadores encontrarem de protestar contra a atualização que retirou diversos conteúdos de terceiros vinculados ao jogo.

Enquanto outros games gratuitos atingem seus picos depois de meses, o jogo da Niantic chegou ao topo em apenas uma semana, o que mostra que o interesse dos usuários nunca aconteceu de maneira tão instantânea. A busca pelo termo "Pokémon GO" chegou a seu ápice no último dia 11 de julho, e, desde então, sofreu uma queda considerável de quase 70% até o dia 28.

Pokémon Go

De acordo com a Survey Monkey, o game atingiu a marca de 25 milhões de jogadores diários no dia 14 de julho. Em menos de uma semana, o número já caiu para 22 milhões. Outro dado importante diz respeito ao dinheiro que os jogadores têm gastado no game. Segundo a empresa Slice Intelligence, especialista em análise de mercado, o número de pessoas dispostas a investir em itens dentro do app caiu cerca de 32% desde o dia 15, quando atingiu o seu pico.

A queda de popularidade já era esperada, visto que é uma tendência em outros jogos do gênero. No entanto, a perda de interesse do público não pode ser ignorada. Milhares de jogadores já reclamaram da falta de comunicação com a Niantic e a aparente falta de interesse da empresa com países em que o jogo ainda não foi disponibilizado, como o Brasil. Apesar da insistência, a empresa até o momento não anunciou a data de lançamento para nenhum outro país.

Um dos principais problemas encontrados em Pokémon GO era o bug no medidor de distâncias que mostrava se os Pokémon estavam perto. Ao invés de consertá-lo, a atualização retirou essa funcionalidade, o que deixou muitos jogadores decepcionados. Certamente, os próximos passos que a Niantic tomará em relação ao jogo serão cruciais para manter ou não seu sucesso.

Via G1