Dica de app: game brasileiro Horizon Chase aposta em corridas nostálgicas

Por Victor Alcaide Teixeira

Desenvolvido pela produtora brasileira Aquiris, Horizon Chase é um jogo de corrida lançado originalmente para dispositivos iOS por módicos US$ 2,99. No entanto, a premissa vai muito além de oferecer meras disputas entre veículos tunados: é uma viagem nostálgica gratificante baseada em uma proposta arcade clássica nos mesmos moldes de Top Gear, Cruisin' USA e Lotus Turbo Challenge.

A produtora de Porto Alegre não mediu esforços para trazer um projeto recheado de conteúdo, que, ao todo, possui mais de 70 pistas, divididas entre 32 cidades de cinco continentes diferentes. Nitidamente inspirado por veículos modernos e clássicos, Horizon Chase conta com um vasto catálogo de máquinas potentes, que vão desde carros esportivos até muscle cars insanos.

O game de corrida inspirado na geração 16-bit alcançou uma marca importantíssima: ele foi a Escolha dos Editores na App Store em alguns países, como Estados Unidos e Brasil, ganhando destaque no topo da loja virtual. É bom ressaltar que o título é compatível com qualquer aparelho que possua o iOS 7 ou uma versão superior instalada.

Download: iOS (US$ 2,99)

Um tour nostálgico

A jogabilidade foi herdada de grandes sucessos dos anos 1980 e 1990, como Top Gear de SNES e Out Run Master System e Mega Drive, e as ações são controladas através de joysticks virtuais. Todos os comandos funcionam de forma exemplar e a dinâmica da jogatina pode ser aprendida em poucos minutos, mesmo que o jogador não esteja familiarizado com o gênero. Basicamente, você pode mover o veículo para esquerda e direita, acelerar e desacelerar e, é claro, utilizar o botão de turbo para envenenar a máquina em momentos pontuais.

No quesito visual, Horizon Chase resgata o contexto gráfico dos clássicos jogos de corrida, oferecendo um padrão cartunesco rico em cores vívidas bastante convidativo. Os ambientes são diversificados e as variações climáticas intensificam as acirradas disputas. Inclusive, é possível percorrer alguns destinos brasileiros conhecidos, como a Chapada Diamantina, Brasília, Niterói e Salvador, além dos trajetos internacionais dos Estados Unidos, Havaí, Austrália e Grécia.

Já que o visual retrô é um verdadeiro colírio para os olhos, nada mais justo que inserir uma trilha sonora à la Top Gear. Aliás, as músicas, um dos elementos majoritários do projeto, são de Barry Leitch, o compositor por trás das trilhas do próprio Top Gear de Super Nintendo e Lotus Turbo Challenge. As faixas agitadas constituídas por batidas eletrônicas e melodias de sintetizadores conseguem conduzir a jogatina com maestria.

Embora Horizon Chase tenha sido lançado primeiro para dispositivos iOS, os desenvolvedores não descartam uma versão de Android. Além disso, a intenção da Aquiris é expandir o seu universo de jogadores e, para isso, será preciso adaptar Horizon Chase para PC e consoles. A tarefa não é nada fácil, é verdade, mas o game tem potencial e certamente será um sucesso em qualquer plataforma que estiver presente.