Como economizar bateria jogando Pokémon GO

Por Durval Ramos

Todo o apelo de Pokémon GO é baseado em três grandes pilares: a nostalgia que o game carrega, a ótima aplicação da realidade aumentada e o uso da geolocalização para transformar o nosso mundo em parte do game. E, enquanto a primeira parte é bastante econômica em termos de recursos, o uso do GPS faz com que o game se transforme em uma verdadeira esponja de bateria. Portanto, como seguir em sua jornada sem precisar se preocupar com a carga de seu smartphone?

Poderíamos dizer que é impossível, mas há algumas maneiras de minimizar o impacto do consumo. Como o aplicativo exige que o sistema de localização fique ligado constantemente, estar sempre perto de uma tomada é algo quase que fundamental, mas você pode adotar algumas estratégias para extrair o máximo de autonomia para fazer com que essas idas ao carregador se tornem menos frequentes.

Ativando o modo econômico

O próprio Pokémon GO oferece uma ferramenta para dar um alívio à sua bateria. Embora o game não deixe isso claro em nenhum momento, você pode explorar as opções para ativar essa função, fazendo com que ele exija menos de seu smartphone.

Bateria Pokémon GO

Para ativá-lo, basta tocar na Pokébola na parte inferior da tela e, em seguida, no ícone de engrenagem de “Settings” que vai levá-lo às configurações. Assim, basta ativar a opção “Battery Saver”.

O aplicativo não explica exatamente o que esse recurso faz para economizar sua bateria, mas pode ficar tranquilo, pois ele não afeta em nada a jogabilidade e nem atrapalha sua experiência como treinador. Isso significa que você poderá seguir em sua jornada e encontrando monstrinhos da mesma maneira.

Outras dicas

Existem outras maneiras de fazer com que Pokémon GO exija menos do aparelho. Exemplo disso é desativar a função realidade aumentada. Por mais interessante que seja fazer com que o monstrinho apareça literalmente na sua frente, o smartphone precisa processar mais dados para fazer com que essa imagem interaja com o conteúdo gerado pela câmera.

Pokémon Go

Por isso, desative a função AR no botão que aparece logo quando você encontrar um Pokémon. Isso pode tirar um pouco do charme do game, é verdade, mais vai deixá-lo jogar por mais tempo — o que é muito mais interessante.

Você também pode diminuir o brilho da sua tela. Isso pode ser feito fora do aplicativo e é uma daquelas dicas universais que sempre aparecem em listas de como economizar bateria — e não por acaso. Deixar a imagem um pouco mais escura vai fazer com que você ganhe pelo menos alguns minutos a mais de jogatina.

Indo além

Caso queira, você também pode apelar para baterias externas. Existem diversas capinhas de celular com bateria extra embutida, o que significa que você não precisa conectar nenhum cabo ou coisa do tipo. Basta ativar um pequeno botão para que ela dê uma carga extra ao seu smartphone. Elas podem ser um pouco caras, é verdade, mas ajudam bastante.

Há também os carregadores portáteis que são igualmente úteis. Como eles costumam oferecer uma capacidade de carga muito maior, esses acessórios podem se tornar a salvação de muitos treinadores que não querem parar para procurar uma tomada. Basta conectar o cabo USB e pronto.