Jogos chegam na App Store brasileira

Por André Fogaça | 09 de Abril de 2012 às 17h00

No final da semana passado a Apple finalmente deu acesso aos jogos para o público brasileiro. Até esta data a única forma de acessar e comprar jogos por meio da App Store era criando uma conta com endereço falso nos Estados Unidos, Argentina ou outros lugares.

Jogos na App Store

Esta loja de apps limitada que tínhamos (e em alguns aspectos, ainda temos) era o pivô de um desinteresse de alguns desenvolvedores em criar jogos nacionais. Eles já existem mesmo antes da categoria chegar por aqui, mas ficavam espalhados em outras quaisquer, tentando fugir da mão de ferro da empresa da maçã.

Ai você se pergunta o motivo da demora desta categoria chegar por aqui. Segundo a Apple, isto ocorreu por conta do Ministério da Justiça e sua exigência de que cada game lançado por aqui receba a classificação indicativa correta. Mas a partir do momento em que o título não é comercializado em moeda nacional, não é hospedado aqui e sua loja é apenas um espelho de outra lá de fora, você pode pular esta exigência.

É isto o que o Google e a Microsoft fazem para vender seus jogos há tempos em terras tupiniquins. E deu certo. Agora, o que ainda fica na dúvida é o motivo de tamanha demora da Apple em disponibilizar os jogos no Brasil. Esta atitude formentou a pirataria, já que a empresa impedia que pessoas com dinheiro pudessem pagar por aquilo que querem comprar.

Jogos na App Store

Outra saída era inventar uma conta com endereço falso - na Argentina ou Estados Unidos - e utilizar cartões pré-pagos. O que também funciona até hoje.

Ah, falei que temos uma loja limitada, né? Então, não são todos os jogos que estão disponíveis, apenas alguns. Mas a lista já contempla o kit básico de qualquer um que curte jogar na tela de um iOS, ou seja, temos Angry Birds, Infinity Blade II, Jetpack Joyride e outros.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.