Fãs criam 'Flappy Jam' para homenagear Flappy Bird e seu criador

Por Redação | 12 de Fevereiro de 2014 às 13h10

O criador de Flappy Bird conseguiu aquilo que centenas de milhares de desenvolvedores procuram todos os dias quando lançam seus apps e jogos na App Store e Google Play: sucesso. A astronômica ascensão do jogo até o topo da lista de aplicativos mais baixados em ambas as lojas foi o motivo que levou seu criador, Dong Nguyen, a tirá-lo do ar e enterrá-lo a sete palmos no domingo (9).

Não é preciso dizer que muitos jogadores que ainda não haviam instalado Flappy Bird ficaram na vontade de jogá-lo e agora estão impossibilitados de fazê-lo. Para atender os anseios desse público, um grupo de desenvolvedores independentes lançou uma espécie de competição que encoraja outros programadores a produzir seus próprios jogos inspirados na criação de Nguyen.

Intitulado "Flappy Jam", o projeto se autodenomina "amigável e incentivador" e abomina qualquer tipo de mal comportamento, afirmando que o intuito é prestar homenagem e apoio ao vietnamita Nguyen e sua criação.

Se você é um desenvolvedor e deseja entrar na onda, pode inscrever seu projeto no site oficial do Flappy Jam. O cadastro está aberto até o dia 24 de fevereiro e até agora já recebeu mais de 60 jogos. Neles, os desenvolvedores já incluíram morcegos, helicópteros, gatos e até vacas em games que simulam a criação de Nguyen.

Sobre Flappy Bird

A história de Flappy Bird é meteórica. De um jogo simples e pouco expressivo, lançado em maio de 2013, o título teve uma escalada astronômica até o topo do ranking de aplicativos da App Store e depois da Google Play Store, tornando-se uma febre absoluta para, em seguida, ser retirado do ar por seu próprio criador, Dong Nguyen.

Segundo ele, o fato do jogo ter se tornado viciante o estava incomodando. A popularidade que ganhou ao longo do tempo o fez perder vários dias de sono. Atormentado pelos comentários dos usuários e os inúmeros pedidos de entrevista da mídia internacional, Nguyen tomou a drástica decisão de remover Flappy Bird da internet para sempre.

Apesar da difícil decisão, a trajetória de Flappy Bird teve seu lado positivo. O sucesso do jogo fez com que outros jogos da desenvolvedora .GEAR entrassem para o Top 10 da App Store e passassem a render uma boa quantia de dinheiro à empresa.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.