8 jogos de aventura para tablets e smartphones

Por Douglas Ciriaco
photo_camera Divulgação

Jogos de aventura têm a capacidade de nos levar para outros mundos. Eles nos colocam para viver situações de forma imersiva, muitas vezes com temas complexos que se desenrolam diante da tela. Um bom jogo do gênero consegue, ainda, misturar ação, mistério, drama e comédia para oferecer uma experiência completa.

O mundo dos jogos eletrônicos está repleto de títulos marcantes quando se fala em jogos de aventura, especialmente de uns anos para cá. A evolução da técnica de criar games, bem como as possibilidades oferecidas por equipamentos novos e cada vez mais potentes, também.

Ao nos referirmos aos dispositivos portáteis — smartphones e tablets —, existem ainda inúmeros jogos que podem ser destacados entre os melhores do gênero. Nós preparamos uma lista com oito desses títulos, confira:

1. Game of Thrones

Jogos de aventura para mobile

Uma série dividida em seis episódios transporta para o mundo dos games o seriado Game of Thrones, sucesso absoluto da HBO. Baseada nos livros escritos por George R. R. Martin, a adaptação mostra os meandros da luta por poder em um mundo fantástico de inspiração medieval.

Aqui, você é parte da Casa Forrester, uma nobre família do norte de Westeros, controlando diversos membros da família ao longo de toda a jogatina. O futuro de cada um deles está em suas mãos, pois a história de cada um pode mudar de rumo de acordo com as escolhas que você faz dentro do jogo. Game of Thrones tem versões para Android e iOS.

2. Another World

Jogos de aventura para mobile

Um clássico dos jogos de aventuras, Another World surgiu em 1991 com o nome de Out Of This World e já ganhou versões para inúmeras plataformas desde então. É óbvio que os dispositivos móveis não ficariam de fora, então eis aqui um grande título para os fãs de aventura levarem em seus tablets e smartphones.

No game, você está na pele de Lester Knight Chaykin, um jovem cientista que é transportado para outro planeta após seu laboratório ser atingido por um raio. Neste novo mundo, ele é aprisionado e deve se juntar aos seus poucos aliados para tentar escapar de seus algozes. Another World está disponível para Android e iOS.

3. The Walking Dead: The Game

Jogos de aventura para mobile

A série de histórias em quadrinhos The Walking Dead, criada por Robert Kirkman, ganhou o mundo e milhares de fãs, virando um bem-sucedido seriado de televisão e até virou jogo. Criado pela Telltale, The Walking Dead: The Game é um dos grandes jogos de zumbi da atualidade.

O game também é apresentado em capítulos e temporadas e, atualmente, duas temporadas já foram disponibilizadas. Nele, você controla um presidiário que ganha uma segunda chance após a infecção que traz os mortos de volta à vida e suas escolhas também influenciam na história. The Walking Dead: The Game pode ser jogado no Android ou no iOS.

4. Machinarium

Jogos de aventura para mobile

Um dos jogos indies mais celebrados dos últimos anos, Machinarium também conta com versões mobile. O game é uma ventura repleta de puzzles e quebra-cabeças, que devem ser solucionados enquanto você vai conhecendo a história do personagem e os seus objetivos.

Você controla um robô chamado Josef em meio a um monte de sucata. Ele não está completo, então precisa coletar peças para se recompor antes de partir pela cidade em busca de respostas. Machinarium conta com versões para Android, iOS e Windows Phone.

5. The Wolf Among Us

Jogos de aventura para mobile

Outro game criado pela Telltale, responsável por The Walking Dead: The Game e Game of Thrones, The Wolf Among Us é um título baseado na série de quadrinhos criada por Bill Willingham. Você está na pele de Bigby Wolf, ex-Lobo Mau das histórias da Chapeuzinho Vermelho.

Aqui, é preciso ficar atento às decisões que você toma, pois todas elas terão grande influência em toda a história. Wolf é o xerife de Fabletown e vai descobrir que nem tudo ficou para trás. The Wolf Among Us está disponível para Android e iOS — a versão para iOS não está disponível na App Store brasileira.

6. République

Jogos de aventura para mobile

Você vai encontrar aventura e ação de sobra em République, um jogo que leva você para dentro de uma investigação sobre os perigos da vigilância governamental. Após a ligação de uma jovem, presa por um Estado totalitário e opressor, você deve hackear um sistema de segurança e ajudá-la a fugir.

O game é dividido em cinco episódios e cada um deles pode ser adquirido individualmente ou, se você preferir, é possível comprar o passe de temporada para ter acesso a todos os episódios conforme eles forem lançados. République está disponível para Android e iOS.

7. Gemini Rue

Jogos de aventura para mobile

Uma aventura de ficção científica noir, Gemini Rue coloca você na pele de Azriel Odin, um ex-assassino que se vê obrigado a recorrer a seus ex-contratantes quando tudo dá errado. Estamos no futuro e ele havia acabado de chegar no planeta Barracus, tendo que procurar ajuda de quem ele menos esperava.

Do outro lado da Galáxia, um homem chamado Delta-Six acorda sem memória alguma e sem saber em quem confiar. Uma série de desdobramentos coloca um no caminho do outro e cabe a você ir desvendando todos os mistérios. Gemini Rue está disponível para Android e iOS.

8. Assassin's Creed Pirates

Jogos de aventura para mobile

Na pele do jovem e ambicioso capitão Alonzo Batilla, você deve quebrar todas as regras para se tornar um grande pirata. Em Assassin's Creed Pirates, você desafiará impérios e participará de imensas batalhas navais em tempo real por todo o Mar do Caribe. São várias as armas à sua escolha para enfrentar e derrotar embarcações lendárias.

Você vai montar a sua tripulação e melhorar a sua embarcação aos poucos, tornando-a cada vez mais forte e poderosa. Além disso, poderá navegar por inúmeras ilhas, explorar templos perdidos e até mesmo enfrentar os seus amigos. Assassin's Creed Pirates está disponível para Android e iOS.

É bem provável que bons nomes dos jogos de aventura para mobile tenham ficado de fora desta lista. Se você conhece algum título que poderia estar aqui, mas não está, deixe sua dica nos comentários aqui embaixo.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.