10 jogos de tiro para tablets e smartphones

Por Douglas Ciriaco
photo_camera Divulgação

Games em que o bicho pega e que não sobra espaço para a conversa, com tudo sendo resolvido na base da bala, têm um enorme apelo entre o público. Este tipo de jogatina é, provavelmente, um dos mais apreciados pelos gamers, tanto é que algumas das principais franquias do mundo dos games estão inseridas neste tema.

Nomes como Call of Duty, Battlefield e Counter-Strike, por exemplo, estão entre as franquias mais populares de todos os tempos, o que ajuda a dar uma dimensão aproximada da importância que jogos de tiro desempenha dentro da indústria dos jogos eletrônicos.

Quando falamos em jogos para mobile, a coisa não é muito diferente. Algumas franquias já clássicas de games criados para os gadgets portáteis também envolvem muito tiro. Há ainda games que não nasceram nos tablets ou smartphones, mas que já contam com versões de respeito para estes dispositivos.

Então, confira agora a nossa lista com 10 dos principais jogos estilo shooter disponíveis atualmente.

1. Dead Trigger 2

Shooters para mobile

Matar zumbis enquanto foge do apocalipse zumbi é algo com que muita gente sonha por aí, não é mesmo? Em Dead Trigger 2 você tem essa chance e precisa ser eficaz se quiser sobreviver, mantendo um bom equilíbrio entre a quantidade de balas disparadas e de mortos-vivos derrubados.

No game, você passa por 10 partes diferentes do mundo em 33 ambientes especiais. Além disso, conta com quase 40 armas para dizimar os zumbis que surgem em seu caminho. O jogo oferece gráficos belíssimos e é jogado por milhões de pessoas ao redor do mundo. Se gostar deste game, você pode aproveitar para experimentar o primeiro Dead Trigger. Dead Trigger 2 está disponível para Android, iOS e Windows Phone.

2. Zombie Frontier

Shooters para mobile

O inevitável aconteceu: em 2020, o chamado “T Vírus” começou a infectar as pessoas e a transformar seres humanos em mortos-vivos. Mas você ainda não foi contaminado e, agora, está na linha de frente da luta pela sobrevivência daquilo que restou da raça humana. A responsabilidade não é pequena, assim como Zombie Frontier também não.

O game reúne diferentes tipos de zumbis e uma ótima ambientação gráfica e sonora, oferecendo uma boa variedade de armas e ainda um sistema de evolução avançado para o seu personagem. Aos poucos, o protagonista se desenvolve e se torna mais forte para enfrentar mortos-vivos ainda mais poderosos. Zombie Frontier está disponível para Android e iOS.

3. EPOCH.2

Shooters para mobile

Muita gente acredita em um apocalipse zumbi, mas é muito mais provável que vivamos um apocalipse robótico — e é isso que acontece em EPOCH.2. Segundo título da franquia, o jogo dá sequência na batalha épica entre robôs e você controla o único robô programado para proteger um ser humano.

O jogo mistura desafios misteriosos com muita ação, então você precisa proteger um dos últimos seres humanos vivos no planeta Terra enquanto investiga os motivos que levaram à aparente extinção da raça humana. E tudo isso em um game que mistura belos gráficos com jogabilidade fluída e cheia de ação. EPOCH.2 tem versões para Android e iOS.

4. Call of Duty: Strike Team

Shooters para mobile

Uma das franquias de entretenimento mais bem-sucedidas de todos os tempos, Call of Duty também conta com uma versão exclusiva para mobile. Strike Team mistura tiro em primeira e terceira pessoa e coloca você em uma guerra contra um inimigo desconhecido.

O jogo tem uma dinâmica revolucionária que alterna a visão de jogo (e também as habilidades disponíveis em cada uma delas) e permite a você customizar o esquadrão que lhe acompanha ao longo das batalhas. Então, junte-se a uma força global para descobrir quem está por trás desta guerra e sobreviva. Call of Duty: Strike Team está disponível para Android e iOS — a versão para iOS não está disponível na loja brasileira da AppStore.

5. Gun Zombie: Hellgate

Shooters para mobile

Diversos modos de jogo colocam você para caçar zumbis de inúmeras maneiras diferentes em Gun Zombie: Hellgate. São 25 armas reais adaptadas para o mundo do jogo, mais de 15 tipos de mortos-vivos e mais de 500 missões para você superar e ajudar a livrar o mundo dessas criaturas.

Nessa jornada, você enfrenta mais de 60 chefões e vai aprimorando suas armas e suas habilidades conforme apresenta um bom desempenho nas batalhas. Para completar a experiência, um clima sombrio paira sobre a jogatina, servindo como um desafio a mais na hora de desferir head shots contra os zumbis. Gun Zombie: Hellgate está disponível para Android e iOS.

6. Shadowgun: DeadZone

Shooters para mobile

Um dos jogos de tiro mais populares das plataformas mobile, Shadowgun: DeadZone é uma boa incursão no mundo da ficção científica. Apontado como uma das melhores opções para quem busca um shooter multiplayer para tablet e smartphone, o jogo pode reunir até 12 jogadores em um mesmo campo de batalha.

Prometendo qualidade de jogos de console, este título apresenta inúmeros elementos avançados quanto a combate e movimentação dentro do campo de jogo. Além disso, oferece itens extras que incrementam a experiência do jogador, como granadas, minas terrestres, kit médico e muito mais — além de muitas armas, é claro. Shadowgun: DeadZone está disponível para Android e iOS.

7. Mass Effect: Infiltrator

Shooters para mobile

Você está na pele de um agente que se rebela contra a sua agência secreta depois que seu chefe vai longe demais. E tudo isso se passa em um ambiente espacial e futurista, o que adiciona inúmeros ingredientes explosivos à receita de Mass Effect: Infiltrator, uma aventura mobile da saga Mass Effect.

Combates insanos proporcionados por meio de uma jogabilidade leve e fácil de ser aprendida, lutas contra chefões, inúmeras armas à sua disposição e nove ambientes belíssimos pelos quais você passa a fim de resolver todos os problemas que aparecem pela frente. Mass Effect: Infiltrator está disponível para Android, iOS e Windows Phone.

8. Fields of Battle

Shooters para mobile

Já pensou que jogos de tiro poderiam trazer para o mundo dos games eletrônicos aqueles incansáveis duelos de paintball? É exatamente isso que faz Fields of Battle. O jogo apresenta esse esporte radical de uma maneira muito fiel, com duelos online e um ranking mundial no qual você acompanha seu desempenho comparado com o dos demais jogadores.

São mais de 60 cenários para você jogar, bem como um alto grau de personalização das suas armas, deixando tudo com a sua cara. Gráficos em 3D e ambientes altamente detalhados complementam a experiência de jogo por aqui, fazendo você crer que está em um campo de paintball de verdade. Fields of Battle está disponível para Android e iOS — a versão para iOS não está disponível na loja brasileira da AppStore.

9. Modern Combat 5: Blackout

Shooters para mobile

Não dá para falar de jogos de tiro para mobile sem citar a franquia Modern Combat. Criada pela Gameloft, ela é uma das mais famosas e consagradas já feitas para dispositivos portáteis e já chegou ao quinto episódio. Em Modern Combat 5, você escolhe sua classe favorita (são cinco à sua disposição) e então parte para a guerra.

Aos poucos, você ganha pontos de habilidade e pode gastá-los para incrementar o seu personagem. Além de um multiplayer insano, este game se destaca também por apresentar um modo campanha intenso e cheio de possibilidades, levando você a várias partes do mundo em nome da guerra. Modern Combat 5 está disponível para Android, iOS e Windows Phone.

10. N.O.V.A. 3

Shooters para mobile

O nome deste jogo é uma sigla para Near Orbit Vanguard Alliance, uma franquia de jogos de tiros futuristas para mobile. O jogo segue os eventos passados em N.O.V.A. 2, que, por sua vez, dá sequência ao que aconteceu no primeiro título da franquia — assim, se você quer uma compreensão mais ampla da história, recomenda-se começar pelo início.

De qualquer forma, em N.O.V.A. 3 a humanidade finalmente volta ao planeta Terra após anos de exílio. Mas esse retorno não será tão simples e os eventos iniciados aqui levarão você para outros 10 níveis através da Galáxia. São várias armas e poderes para você usar em sua jornada, no modo campanha ou no multiplayer — até 12 jogadores podem se enfrentar em seis modos de jogo distintos. N.O.V.A. 3 está disponível para Android, iOS e Windows Phone.

Conhece algum bom shooter que não está nesta lista? Compartilhe a sua dica com o mundo nos comentários, aqui embaixo.