Publicidade

Usuários criticam gerenciamento de RAM do iOS 13.2

Por| 01 de Novembro de 2019 às 13h05

Link copiado!

Reprodução
Reprodução

Uma das características principais do iOS 13 é um novo formato de gerenciamento de memória RAM, que otimiza os recursos do sistema para a tarefa que está sendo desempenhada pelo usuário a cada momento. Na teoria, é uma ótima ideia, mas sua implementação parece não ter sido das melhores, pois se acumulam críticas de usuários e desenvolvedores quanto ao descarregamento instantâneo de apps colocados em segundo plano.

Os maiores afetados pelo problema seriam o YouTube e o Overcast, que serve como um agregador de podcasts. Reclamações também apontam para o desaparecimento de abas do Safari e e-mails em rascunho do Outlook, com o problema sendo sempre o mesmo: a limpeza dos dados armazenados na memória RAM que, em teoria, deveriam manter os aplicativos suspensos enquanto o usuário realiza outras tarefas.

O principal fator de críticas, aqui é a de que, mesmo na alternância entre softwares que demandam pouco do hardware, a limpeza acaba ocorrendo. Em muitos casos, aplicações como o iMessage, por exemplo, são citadas como as utilizadas no momento em que abas sumiram ou o YouTube foi recarregado do zero, como se estivesse abrindo pela primeira vez. A ideia é que a plataforma estaria intencionalmente matando processos em segundo plano o tempo todo, independentemente do que está rodando no momento.

Segundo os relatos dos usuários, compilados pela imprensa internacional, a falha em questão vinha acontecendo desde o lançamento do iOS 13, mas se intensificou mais recentemente, com o lançamento da versão 13.2 do sistema operacional. O problema, também, seria mais presente em alguns modelos, como o iPhone 11 convencional e o iPad Pro, bem como em versões mais antigas e, consequentemente, com menor poder de fogo.

Continua após a publicidade

Enquanto as reclamações se acumulam, a Apple ainda não se pronunciou sobre o assunto. A expectativa é que a questão seja resolvida em uma futura atualização, que torne menos agressivo o processo de gerenciamento de memória RAM. Entretanto, no momento, não existe nenhuma previsão de quando - nem se - isso efetivamente vai acontecer.

Fonte: Michael Tsai