Trecho de código indica que será possível remover apps da Apple no iPhone

Por Redação | 07.04.2016 às 01:00 - atualizado em 07.04.2016 às 08:03

Quando compramos aquele tão cobiçado iPhone ou iPad, descobrimos que o aparelho já vem com diversos aplicativos instalados. Muitos deles são realmente úteis, como as ferramentas padrão de relógio, calculadora e calendário, ou ainda o Mail ou o Maps, por exemplo. Mas vários outros desses apps nativos acabam se revelando inúteis - no entanto, o sistema não nos permite removê-los para liberar mais espaço no dispositivo.

Pois parece que finalmente nossas preces foram ouvidas e em breve será possível remover (mais provavelmente esconder) esses aplicativos indesejados. Pelo menos é o que sugere um recém-descoberto trecho de código do iTunes, que indica ser possível exibir ou não os apps nativos da Apple.

código iTunes esconder apps

Trecho do código-fonte mostra o parâmetro inédito "isFirstPartyHideableApp", sugerindo a possibilidade de esconder os apps indesejados (Reprodução: App Advice)

Tim Cook, CEO da Maçã, previamente explicou em uma entrevista ao BuzzFeed que remover aplicativos que fazem parte do iOS seria uma tarefa complicada porque “alguns desses apps estão interligados a outros detalhes do iPhone. Se eles forem removidos podem causar problemas no funcionamento do aparelho”. E, de fato, o trecho do código que os “caçadores de código” descobriram sugere ser possível esconder os aplicativos - o que já seria muito bem recebido pelos milhares de usuários de iGadgets, que acabam criando pastas chamadas “Apps Inúteis” e definições do tipo para guardar aqueles aplicativos que jamais serão utilizados.

Parece que o novo recurso fará parte do iOS 10, que ainda vai demorar um pouco para chegar aos aparelhos, já que a versão 9.3 do sistema operacional móvel da Maçã acabou de ser lançada ao público. O iOS 10 provavelmente chegará à versão beta em meados de junho.

Fonte: App Advice