Terceira versão beta do iOS 9 traz novo sistema de autenticação de dois fatores

Por Redação | 09 de Julho de 2015 às 15h38

Na última quarta-feira (8), a Apple liberou a terceira versão beta dos sistemas iOS 9, OS X El Capitan e Watch OS 2. Com a novidade, a empresa também introduziu um novo sistema de autenticação de dois fatores, diferente do sistema de verificação em duas etapas existente atualmente em alguns dispositivos da Maçã.

Estranhamente, a Apple não forneceu imediatamente detalhes sobre o que era realmente novo no sistema, deixando muitos usuários curiosos sobre o que mudou na nova versão. Porém, de acordo com informações obtidas pelo site MacRumors, uma das novidades é que o exigente processo de recuperação do Apple ID está sendo melhorado.

No sistema antigo, qualquer dispositivo que estivesse amarrado a um Apple ID e fosse declarado via iCloud como perdido ou roubado só poderia ser recuperado com a mesma conta. Isso muitas vezes era um problema, principalmente se o dono do aparelho não tivesse como conseguir um código de recuperação.

Confira a explicação da Apple para o novo processo de autenticação de usuário:

"Se você não quer realizar o login, redefinir sua senha ou receber códigos de verificação, você pode recuperar o acesso à sua conta simplesmente solicitando a recuperação dela. Basta fornecer um número de telefone verificado no qual você possa receber uma mensagem de texto ou chamada telefônica sobre a sua conta. A Apple vai rever o seu caso e entrar em contato com você no número fornecido quando o seu Apple ID estiver pronto para ser recuperado. A mensagem automatizada irá direcioná-lo para o iforgot.apple.com, onde você irá completar as etapas necessárias para recuperar o acesso à sua conta.

A recuperação da conta vai demorar alguns dias ou mais, dependendo da quantidade de informação que você poderá fornecer para verificar que você é mesmo o proprietário da conta. O processo foi projetado para que você tenha acesso novamente à sua conta o mais rápido possível enquanto o acesso de qualquer outra pessoa que possa estar fingindo ser você é negado".

Mudanças no iOS 9

Depois de um começo difícil com o iOS 9 beta 1 – pelo menos no que diz respeito à preocupante vida útil curta da bateria – a versão beta 2 do sistema operacional móvel já apresentou algumas mudanças, permitindo que os desenvolvedores agora se concentrassem em novos recursos em vez de falhas.

O iOS 9 beta 3 adiciona ainda mais melhorias de estabilidade e, finalmente, permite que os usuários das versões beta experimentem o Apple Music. Agora, o sistema também permite eliminar temporariamente os aplicativos instalados para completar a atualização do sistema, caso seja necessário.

Participantes do programa de testes da Apple podem instalar o iOS 9 beta 3 em seu iPhone, iPad ou iPod. Para isso, basta abrir o menu Configurações, Geral, e selecionar Atualização de Software. O novo sistema operacional está disponível OTA (over-the-air) e basta seguir as instruções apresentadas na tela do gadget para instalá-lo.

Os aparelhos que suportam o iOS 9 incluem o iPhone 4S, iPhone 5, iPhone 5C, iPhone 5S, iPhone 6, iPhone 6 Plus, iPad 2 e posteriores, iPad mini e posteriores, e a quinta geração do iPod Touch. O software também pode ser baixado no site para desenvolvedores da Apple e instalado manualmente.

Com informações do MacRumors e BGR
Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!