Super Mario Run e Pokémon GO disputam em downloads durante estreia

Por Redação | 16 de Dezembro de 2016 às 20h24

Parece que Super Mario Run está quase alcançando Pokémon GO em termos de números de download no primeiro dia. O jogo dos monstrinhos, assim que foi lançado, se tornou imediatamente popular, mas agora, o encanador bigodudo é quem leva os holofotes das lojas de aplicativos. E o recorde de Pokémon GO pode estar com os dias contados.

Se Pikachu e companhia conseguiram provar que há bastante audiência para os games da Nintendo em dispositivos móveis, parece que Mario só fez provar esse sucesso todo.

Segundo o Apptopia, Super Mario Run planejou alcançar os 2.850.000 downloads nas primeiras 24 horas na iOS App Store. Mas, pelo visto, este número só consideram os usuários dos Estados Unidos, embora já dê para traçar um comparativo com Pokémon GO, que no primeiro dia, teve 900 mil downloads dos norte-americanos.

É claro que Super Mario Run leva vantagem por ter toda uma fórmula de sucesso. Mesmo considerando apenas sua plataforma de disponibilidade, o iOS, levemos em consideração alguns aspectos interessantes responsáveis pelos números gigantescos: primeiro, porque praticamente todo mundo que já jogou videogame sabe quem é o encanador e já se divertiu com algum jogo dele e de seu irmão Luigi. Além disso, com o caminho aberto por Pokémon GO, a certeza de que o resultado seria bacana já era esperada pela Nintendo. E, por último, tem toda a campanha de marketing que a japonesa fez durante esse tempo todo, o que colocou Super Mario Run na boca do povo, levando o game até para programas de televisão, com seu criador e tudo (como fez o americano Jimmy Fallon em seu talk show, que você assiste abaixo. O programa teve participação de Shigeru Miyamoto).

Já o App Annie lançou suas primeiras estimativas e apostou que, seguramente, Super Mario Run chegaria aos 10 milhões de downloads no mundo inteiro durante o primeiro dia. O número, aliás, é brutal, principalmente se fizermos as contas sobre a receita: seriam US$ 4 milhões para o bolso da Nintendo apenas no dia 15 de dezembro.

Aliás, parece que os usuários de iPhone não se intimidaram com o preço (US$ 9,99) do app. Embora a etiqueta com o preço não salte aos olhos dos usuários em um primeiro momento, acaba sendo necessário pagar pelo game, já que a parte "gratuita" é relativamente curta. Até agora são seis mundos oferecidos gratuitamente dentro do jogo, e para continuar além deles, é preciso desembolsar os 10 dólares. Inclusive, para jogar o modo World Tour, é preciso pagar.

Bom, se o jogo derrubar Pokémon GO em números de downloads de estreia na iTunes App Store, não ficaremos surpresos. O título foi lançado simultaneamente em mais de cem regiões no mundo inteiro, enquanto Pokémon GO começou bem segmentado. Parece que a Nintendo aprendeu uma grande lição com Pikachu e sua turma, não?

Vale lembrar que o que temos aqui são apenas estimativas, nada oficial até o momento. As únicas empresas que saberão mensurar o sucesso de Super Mario Run com precisão serão a Apple e a Nintendo. Ficaremos ligados nos resultados das companhias envolvidas, portanto acompanhe o Canaltech para mais novidades!

Com informações de: App Annie, Apptopia, TechCrunch

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