Saiba como se preparar para a chegada do iOS 9

Por Redação | 15.09.2015 às 17:05

O lançamento de um novo sistema operacional é sempre motivo de comemoração, principalmente quando falamos da Apple. O iOS 9 chega na próxima quarta-feira (16) e as expectativas em torno das possibilidades oferecidas são enormes, o que vem deixando os fãs da empresa mais ansiosos do que nunca.

Também pudera, já que a própria Apple já deu demonstrações que a nova versão de seu sistema móvel é tudo aquilo que os usuários de iPhone e iPad esperavam. O destaque, por exemplo, fica por conta da tão esperada função multitarefa, que vai permitir que você visualize dois aplicativos lado a lado

No entanto, em meio a tanta empolgação, muita gente se esquece de se preparar e acaba sendo pego de surpresa com um ou outro problema na hora de baixar ou instalar a atualização. E, exatamente para que isso não aconteça com você amanhã com a chegada do iOS 9, listamos aqui algumas dicas para que a transição para a nova versão aconteça da melhor maneira possível.

Veja se você vai poder receber o update

Parece brincadeira, mas não é: muita gente simplesmente não confere se o seu aparelho é compatível e depois sai xingando tudo dizendo que as coisas não funcionam. Então, antes de se empolgar com o iOS 9, não custa nada saber se o seu dispositivo está pronto para recebê-lo.

iPhone 6S

A boa notícia é que, desta vez, a Apple decidiu dar uma esticada na vida dos iGadgets mais antigos, fazendo com todos aqueles que já possuem o iOS 8 possam fazer a atualização sem problemas. Assim, por mais que você ainda tenha um iPhone 4S ou um iPad 2, tudo vai funcionar normalmente — talvez com um pouco de lentidão, mas você já deve estar acostumado com isso a essa altura do campeonato.

De qualquer forma, confira a lista completa de aparelhos que receberão o iOS 9 e veja se haverá compatibilidade com seu dispositivo.

  • iPhone 4s
  • iPhone 5
  • iPhone 5s
  • iPhone 5c
  • iPhone 6
  • iPhone 6 Plus
  • iPod Touch (quinta geração)
  • iPad 2
  • iPad 3
  • iPad 4
  • iPad Air
  • iPad Air 2
  • iPad Mini
  • iPad Mini 2
  • iPad Mini 3

Faça um backup

Pouca gente se preocupa em fazer um backup para proteger seus arquivos durante uma atualização, mas essa é uma dica realmente valiosa. Afinal, você nunca vai saber quando um desses arquivos de restauração vai ser preciso até o momento em que, por conta de algum problema, tudo desaparece e você fica sem suas fotos e demais arquivos.

Assim, com a chegada do iOS 9, o ideal a fazer é fazer esse backup para evitar qualquer dor de cabeça. E nem é preciso ser um grande especialista para fazer isso, já que a própria Apple oferece o iCloud, o que torna todo esse processo mais simples e prático. Bastam alguns toques para que tudo fique protegido.

Faça a limpa

Pergunta rápida: qual o espaço livre disponível agora em seu iPhone? Com tantas fotos, vídeos, músicas e aplicativos, é bem provável que você esteja quase no limite, não é mesmo? Se for este o caso, talvez seja melhor você realmente apagar algumas delas para não ser surpreendido com falta de espaço em disco quando o iOS 9 chegar.

iOS

Segundo a Apple, os usuários do iOS 8 precisarão de 1,3 GB para fazer toda essa operação. Já quem ainda está preso ao passado e usa versões mais antigas do sistema pode ir apagando mais alguns arquivos, já que o espaço necessário sobe para mais de 6 GB nesses casos.

Bateria cheia

Sim, você já pode ter se esquecido, mas as atualizações do iOS só acontecem quando o aparelho está com uma boa quantia de carga em sua bateria. Como o processo nem sempre é rápido, ele vai precisar estar carregado para não desligar no meio da instalação — o que pode comprometer o aparelho como um todo. Assim, antes de iniciar o download, certifique-se de carregar seu iPad ou iPhone. Deixá-lo na tomada durante o procedimento também é uma boa alternativa.

O iTunes é seu amigo

Outra opção possível para quem quer atualizar seu iPhone ou iPad é usar o iTunes para ajudar na instalação. Usar o computador como meio de campo é uma ótima saída para quem tem problemas de espaço em disco, uma vez que o download é feito na sua máquina e não no dispositivo móvel.

Além disso, o iTunes permite ainda a instalação limpa, ou seja, formatar seu gadget e colocar a nova versão do iOS sem importar qualquer outro dado. Se você optar por fazer isso, só lembramos que o backup vira uma ferramenta ainda mais essencial nesse caso.