Os 10 melhores aplicativos para iOS desta semana

Por Muni Perez

Toda semana o Canaltech traz dicas de aplicativos para iOS para você ficar por dentro do que está rolando de melhor na App Store – sejam novos apps, principais atualizações ou o que está em tendência no momento.

Essa semana o grande destaque vai para o Microsoft Office para iPad, lançado no dia 27 pela Microsoft, e disponível gratuitamente para visualização e apresentação de arquivos.

1. Office para iPad / iPhone

Disponível gratuitamente desde o dia 27 na App Store, o pacote traz todas as funções que já existem na versão para computadores, incluindo os editores Word, Excel e PowerPoint, além do armazenamento na nuvem pelo OneDrive (o antigo SkyDrive). Todos os arquivos editados pelos aplicativos no iPad ficam guardados na cloud da companhia e podem ser acessados e continuados pelo PC, ou vice-versa.

Os três programas funcionam de forma integrada, ou seja, é possível transferir um arquivo entre um e outro

Vale lembrar que os apps do Office para iPad são gratuitos para leitura e apresentação, mas para criar novos arquivos e editá-los é necessário ter uma assinatura do Office 365, lançado em janeiro do ano passado. No Brasil, o serviço custa R$ 200 ao ano e, quem já possui esse pacote, pode instalá-lo em até cinco dispositivos diferentes, incluindo agora o iPad.

Office iPhone

Para o iPhone, há o Office Mobile, que permite a você visualizar, editar e criar arquivos dos três programas. Ele não precisa de assinatura do Office 365, porem possui bem menos funcionalidades que a versão completa, para iPad. Os arquivos salvos nele também são armazenados na nuvem.

Leia também: Microsoft lança o pacote Office para iPad

iPad: Word / Excel / PowerPoint

iPhone: Microsoft Office Mobile

2. FireChat (novo!)

FireChat

O FireChat chegou à App Store semana passada e permite troca de mensagem entre iPhones quando não há internet. O software utiliza o recurso “multipeer connectivity”, do iOS 7, que possibilita a comunicação entre telefones por meio de Bluetooth ou redes Wi-Fi.

FireChat na App Store - Grátis

3. Organizze

Organizze

O Organizze é um aplicativo de gerenciamento financeiro criado por uma startup nacional, de mesmo nome. O sistema consiste da plataforma Web, que você acessa pelo navegador e obtém um controle completo das suas finanças, e do aplicativo para iOS, por onde é possível efetuar lançamentos rápidos. Seus dados financeiros não ficam limitados a apenas um aparelho e podem ser acessados tanto no seu computador quanto no seu dispositivo móvel – e você não precisa de internet para efetuar os lançamentos. Basta sincronizá-los quando acessar a rede.

Organizze na App Store - Grátis / Site oficial

4. Pocket

Pocket

Pocket é um aplicativo que armazena conteúdo para leitura posterior. Disponível para Android, iOS e PC, você pode salvar links, vídeos e imagens e visualizar o que foi salvo em qualquer uma das plataformas. As páginas web são salvas na íntegra, o que significa que você não precisa de internet para poder lê-la posteriormente.

Pocket na App Store - Grátis / Site oficial

5.Springpad

Springpad

Springpad é um premiado aplicativo gratuito em inglês que ajuda a salvar qualquer coisa em todos os seus dispositivos para que você possa ser mais organizado e produtivo. Salve ideias, notas, checklists, tarefas do projeto, fotos, filmes – e então Springpad os disponibiliza com sugestões relevantes para que você possa obter o que precisa, a qualquer momento.

Além de ter controle sobre suas próprias notas, você pode trabalhar colaborativamente, acessando notas compartilhadas por amigos, bem como compartilhar as suas.

O aplicativo está disponível para Android, iOS, Mac, Windows 8 (aplicativo de terceiros) e como extensão para o Chrome, além, claro, da interface web. Com isso, você fica longe de qualquer limitação de plataformas, o que é excelente em um ambiente com muitos usuários de diferentes sistemas.

Springpad na App Store - Grátis / Site oficial

6. Fotor

Fotor

O Fotor é um editor de imagens multiplataforma (roda em Windows, Mac OS, iOS e Android – além de apresentar uma versão para Web). Muito fácil de usar, oferece diversos efeitos, filtros e molduras para dar um novo visual às suas fotos. O aplicativo é intuitivo e com poucos toques na tela você pode aplicar o efeito que desejar em suas imagens. Você pode tirar uma foto na hora para editar, ou selecionar alguma imagem já presente na galeria.

Fotor na App Store - Grátis / Site oficial

7. Class Timetable

Class Timetable

Organize suas aulas com esse pequeno aplicativo. Armazene suas aulas semanais e livre-se do papel. Ele não possui nenhum recurso extraordinário, mas se destaca pela simplicidade e rapidez para inserir e acessar as informações.

Class Timetable na App Store - Grátis

8. Eu sei a logo

Eu Sei a Logo

Aplicativo viciante que desafia seus conhecimentos de mundo. Mostrando somente um pedaço da imagem, você deve adivinhar qual é a logo. A dificuldade vai aumentando a cada nível, e algumas logos são bem difíceis de identificar.

Eu Sei a Logo na App Store - Grátis

9. Tynker

Tynker

Com mais de 6 milhões de usuários, o Tynker é uma plataforma para ensinar às crianças a arte de programar. Apesar do app ser em inglês, você pode desenvolver a inteligência do seu filho e ensiná-lo desde pequeno algo que é cada vez mais importante para o dia a dia do ser humano. Através de desenhos, blocos e uma interface totalmente visual, a criança aprenderá a desenvolver a lógica de algoritmos em vários níveis, como um jogo.

O Tynker possui o aplicativo para iOS, além de uma interface para a Web, mais completa.

Tynker na App Store - Grátis / Site oficial

10. Crackle

Crackle

Com o Crackle você assiste a filmes e séries totalmente de graça pela internet. O aplicativo é da Sony Pictures, e coloca à sua disposição um vasto acerto de propriedade da companhia. Totalmente adaptado para o Brasil, os filmes possuem legendas e muitos deles têm também dublagem.

Crackle na App Store - Grátis