Os 10 melhores aplicativos iOS da semana - 10/06

Por Muni Perez

Esta semana destacamos o Sprightly, aplicativo da Microsoft para a criação de conteúdo gráfico como fliers, cartões, catálogos e postagens em redes sociais. Temos também atualizações do Instagram e Facebook, um novo app do Google que transforma Live Photos em GIFs animados, jogos e muito mais. Confira!

1 - Sprightly

Este é mais um app saído da Microsoft Garage, uma divisão de projetos experimentais da empresa, que constantemente lança os mais diferentes (e curiosos) aplicativos. Sprightly é bem interessante e te ajuda a criar catálogos de produtos, como fliers e cartões. Basta escolher um dentre vários modelos, tirar fotos dos produtos, personalizar os textos e pronto, já poderá compartilhar na internet e em redes sociais. Anteriormente disponível apenas para Android, o app acaba de chegar também para dispositivos iOS.

Faça download na App Store

2 - Instagram

Instagram

Há alguns meses atrás o Instagram irritou muita gente ao anunciar que alteraria a ordem de aparição de postagens na linha do tempo dos usuários, passando de ordem cronológica para ordem de relevância. Com isso, de maneira similar ao Facebook, você passará a ver primeiro postagens que os algoritmos do aplicativo de fotos pensam que são mais importantes para suas preferências. Após a raiva generalizado ao redor do mundo, a empresa voltou atrás e adiou os planos. Pois bem, a alegria durou pouco e a funcionalidade está sendo ativada para todos os usuários. Apesar desta novidade não tão agradável, o Instagram também ganhou um recurso bacana no iOS que facilitará o compartilhamento de fotos na rede social, graças à integração com o compartilhamento do iOS. Com isso, diretamente de dentro de qualquer app você poderá postar uma imagem dentro do Instagram.

Faça download na App Store

3 - Motion Stills

Google Motion Stills

Um recurso bacana do iPhone 6S e 6S Plus é o Live Photo, que transforma qualquer captura de imagem em uma animação curta contendo momentos antes e depois do instante da foto. O problema é que elas só são visíveis no próprio iPhone, então não tem muita graça no final das contas, já que não é possível enviar para outras pessoas em apps de mensagens, por exemplo. Pensando nisso, o Google (isso mesmo, Google) acaba de lançar um app gratuito que transforma as Live Photos em GIFs animados ou até mesmo vídeos curtos, o que facilita na hora de compartilhar no WhatsApp, Messenger, Instagram, Facebook, etc.

Faça download na App Store

4 - Facebook

Facebook 360

Com realidade virtual ganhando cada vez mais relevância, é natural que o Facebook abrace o recurso. Em setembro, a rede social adicionou suporte a vídeos em 360, e agora é a vez de fotos panorâmicas também entrarem no meio. Então, aquela foto panorâmica que você tirou uma vez e ficou esquecida no smartphone agora pode ser publicada no Facebook e todos os usuários poderão explorar o que foi capturado, bastando para isso mover o celular para os lados.

Faça download na App Store

5 - Tinder

Tinder

Quem nunca usou o Tinder pelo menos uma vez que atire a primeira pedra. Apesar de ser um app muito bom para se conhecer novas pessoas, este pode ser também uma ferramenta para pedofilia e outros abusos contra crianças. Para tentar minimizar esse problema, o app começou a desativar perfis de menores de idade, em contraste ao que fazia anteriormente, de permitir que crianças à partir de 13 anos utilizassem o serviço.

Faça download na App Store

6 - Encrypt Album - Fotos privadas

Encrypt

Independente do conteúdo, as fotos que você tira no seu smartphone são somente suas, privadas. Como hoje em dia é muito comum fotos vazarem na internet, principalmente no WhatsApp, é necessário proteger sua privacidade em fotos que por algum motivo você não queira que outras pessoas vejam. Encrypt Album é um app que te ajuda nisso, pois pega suas fotos e as mantém protegidas dentro do próprio aplicativo, longe de olhares curiosos. Ao abri-lo, ele parece uma calculadora, mas basta digitar uma senha ou utilizar o Touch ID para liberar o acesso ao conteúdo escondido.

Faça download na App Store

7 - Lollicam

Lollicam é um novo app de vídeo que chega para tentar deixar seus selfies mais divertidos, de maneira similar ao MSKRD, Snapchat e outros. Muito simples de usar, ele te permite adicionar vários efeitos aos video selfies, e você pode compartilhar esse conteúdo no WhatsApp, Messenger, Facebook, Instagram, etc.

Faça download na App Store

8 - Procreate

Procreate

Procreate é um poderoso aplicativo de desenho que te permite criar verdadeiras obras de arte direto da tela do iPad. Contando com uma vasta gama de ferramentas, diferentes pincéis, filtros, porém dispostos em uma interface fácil de utilizar, o app já ganhou destaque diversas vezes pela Apple, inclusive sendo o vencedor do prêmio Apple Design Awards.

Faça download na App Store

9 - Take Off - Simulador de Voo

Muitas pessoas desde pequeno tem fascínio por aviões e tem o desejo de se tornarem pilotos. Apesar de poucos de fato seguirem a carreira da aviação, o gosto por aeronaves continua presente, e graças a diversos simuladores de voo, é possível sentir um gostinho do que é estar lá em cima no cockpit. Normalmente você precisa de um computador potente e jogar títulos como Flight Simulator ou X-Planes. Porém, cada vez mais tem surgido bons simuladores para smartphones e tablets, e o Take Off é o mais novo a chegar ao mercado, tendo sido lançado no último dia 9 de junho (quinta), e conta com diversas aeronaves, 20 aeroportos ao redor do mundo, excelentes gráficos e física realística.

Faça download na App Store

10 - Kickeirinho

Kickeirinho é um divertido game para quem é fã de futebol e sempre gostou de competir com os amigos para ver quem faz mais "embaixadinhas". Com o tempo passando e a idade chegando, começamos a deixar de lado a habilidade futebolística, e o jeito é se render aos games mesmo para ver se ainda tem algum talento restante. Os controles são simples e você deve tocar na tela para fazer embaixadinhas e outros truques com a bola, sempre tentando vencer o recorde anterior.

Faça download na App Store