Número de usuários de iPhone no Brasil diminui pela metade em 2015
Por Douglas Ciriaco | 27 de Janeiro de 2016 às 14h04
A empresa de pesquisa Kantar Worldpanel divulgou nesta quarta-feira (27) dados que mostram uma diminuição considerável do número de usuários de iPhone no Brasil. Entre o último trimestre de 2014 e o mesmo período de 2015, a participação do smartphone da Apple no mercado brasileiro caiu de 5,5% para 2,8%. Isso significa que, agora, o iPhone está atrás inclusive do Windows Phone por aqui, que aumentou sua participação de 4% para 5,1%.
O Android também cresceu e ampliou a sua vantagem na liderança, subindo de 89% para 91,8%. O restante dos smartphones — 0,3% — se dividem entre outros sistemas operacionais, como o BlackBerry. A perda de mercado da Apple por aqui reflete uma tendência vista também em outros mercados importantes, como nos Estados Unidos (de 47,7% em dezembro de 2014 para 39,1% em dezembro de 2015), Austrália (de 45,1% para 39,6%) e Japão (de 60,2% para 54,1%).
Por outro lado, na Europa e na China o iOS não tem enfrentado problemas e, de modo geral, engordou a sua fatia de mercado nos últimos 12 meses. Para se ter uma ideia, na zona urbana da China, o iPhone é a marca mais vendida de smartphone, com três modelos lançados no país. Apesar da queda, a Apple ainda lidera as vendas também nos Estados Unidos.
Android ainda é mais acessível
Para os especialistas da Kantar, o grande trunfo do Android ainda está no fato de ser mais acessível. Em suma, a existência de uma variedade maior de aparelhos, com preços que também variam bastante, garante ao sistema do Google uma posição mais vantajosa em relação aos seus principais concorrentes.
Fonte: Kantar Worldpanel