Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Número de usuários de iPhone no Brasil diminui pela metade em 2015

Por| 27 de Janeiro de 2016 às 14h04

Link copiado!

Número de usuários de iPhone no Brasil diminui pela metade em 2015
Número de usuários de iPhone no Brasil diminui pela metade em 2015

A empresa de pesquisa Kantar Worldpanel divulgou nesta quarta-feira (27) dados que mostram uma diminuição considerável do número de usuários de iPhone no Brasil. Entre o último trimestre de 2014 e o mesmo período de 2015, a participação do smartphone da Apple no mercado brasileiro caiu de 5,5% para 2,8%. Isso significa que, agora, o iPhone está atrás inclusive do Windows Phone por aqui, que aumentou sua participação de 4% para 5,1%.

O Android também cresceu e ampliou a sua vantagem na liderança, subindo de 89% para 91,8%. O restante dos smartphones — 0,3% — se dividem entre outros sistemas operacionais, como o BlackBerry. A perda de mercado da Apple por aqui reflete uma tendência vista também em outros mercados importantes, como nos Estados Unidos (de 47,7% em dezembro de 2014 para 39,1% em dezembro de 2015), Austrália (de 45,1% para 39,6%) e Japão (de 60,2% para 54,1%).

Por outro lado, na Europa e na China o iOS não tem enfrentado problemas e, de modo geral, engordou a sua fatia de mercado nos últimos 12 meses. Para se ter uma ideia, na zona urbana da China, o iPhone é a marca mais vendida de smartphone, com três modelos lançados no país. Apesar da queda, a Apple ainda lidera as vendas também nos Estados Unidos.

Android ainda é mais acessível

Continua após a publicidade

Para os especialistas da Kantar, o grande trunfo do Android ainda está no fato de ser mais acessível. Em suma, a existência de uma variedade maior de aparelhos, com preços que também variam bastante, garante ao sistema do Google uma posição mais vantajosa em relação aos seus principais concorrentes.

Fonte: Kantar Worldpanel