Novo golpe em iPhones e iPads mostra falsa mensagem de erro no iOS

Por Redação | 18 de Julho de 2015 às 10h27

Um novo golpe eletrônico está tentando atingir os usuários de iPhones e iPads através de uma mensagem que, após ser vinculada em alguns sites, revela de maneira enganosa que o iOS está com problemas. A notificação pop-up é exibida enquanto as pessoas estão usando o Safari.

O golpe, que se trata de um scam, notifica o usuário com a seguinte mensagem: "Atenção! Relatório de Suporte do iOS! Devido a um aplicativo de terceiros em seu dispositivo, o iOS está deixando de funcionar. Entre em contato com o suporte para correção imediata". De acordo com o Telegraph, o aviso conta ainda com um suposto número telefônico de suporte da Apple, no qual o usuário é persuadido a compartilhar os dados do seu cartão de crédito para o pagamento de taxas entre US$ 19 e US$ 80, para que assim o problema seja resolvido.

O scam foi relatado pela primeira vez nos Estados Unidos no ano passado. Usuários mais experientes devem notar que o aviso se trata de um pop-up, e que é possível bloqueá-lo dentro das configurações do Safari. Aos usuários que receberam a mensagem, é sugerido que façam uma limpeza no histórico e nos dados dos sites do navegador em Modo Avião ativo para apagar os cookies registrados pelos scammers.

Apesar do golpe parecer simples, a intenção dos golpistas é atingir pessoas com pouca experiência e inseguras na utilização dos dispositivos iOS.

Fonte: Telegraph

Fonte: http://www.telegraph.co.uk/technology/apple/iphone/11743135/iphone-crash-report-how-to-block.html

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.