Nova função do iOS permite “travar” aplicativos

Por Redação | 01 de Março de 2016 às 19h15

Uma nova função de administração do iOS pode tornar o sistema operacional ainda mais restrito para os usuários corporativos. Entre a documentação da versão 9.3 da plataforma, estão indicações sobre a chegada de uma funcionalidade que vai permitir o travamento de aplicativos na tela principal, impedindo que eles sejam deletados pelos utilizadores.

A novidade pode bloquear até mesmo a movimentação deles pela homescreen, além de proibir o usuário de baixar determinados softwares ou de acessar certas configurações do sistema. Tudo, claro, é decidido pelo administrador de TI, que precisa utilizar o Mac OS X e ferramentas específicas de gestão de dispositivos, que já estão disponíveis, para fazer isso.

A ideia é que, por exemplo, os usuários corporativos sejam impedidos de baixarem softwares que possam comprometer a segurança das informações das empresas, por exemplo. Outra possibilidade é o travamento do e-mail da companhia em um único software, seja ele o padrão do iOS ou qualquer outro, sem a possibilidade que essa configuração seja alterada. Softwares embarcados também podem ser ocultados, seja para proibir o acesso ou a alteração em suas configurações.

Ferramentas avançadas de gerenciamento eram um pedido antigo dos usuários corporativos do iOS, principalmente depois que a Apple aumentou sua dedicação a esse segmento. A novidade, entretanto, ainda não foi revelada oficialmente, mas tudo indica que ela deve estar plenamente funcional já na versão 9.3 da plataforma, que ainda não tem uma data precisa para ser liberada.

A nova versão do sistema operacional também traz mudanças no gerenciamento de luminosidade da tela, de acordo com a hora do dia, e um incremento na segurança do aplicativo de anotações. Além disso, a Apple está melhorando as ferramentas de curadoria de seu app de notícias e trazendo mais funções para os softwares de saúde, mapas e CarPlay.

Fonte: The Next Web

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.