No iOS, Firefox Focus passa a exigir biometria para utilização

Por Felipe Demartini | 12 de Julho de 2018 às 17h02

O Firefox Focus, por si só, já é um navegador completamente focado na privacidade online, mas, agora, seus usuários ganharam um novo recurso que os protege, também, dos curiosos. Com uma atualização liberada nesta semana, o browser passa a utilizar os sistemas TouchID ou FaceID como validação para acesso a todos os seus recursos

O bloqueio acontece uma vez que o software é colocado em segundo plano. Ao ser recuperado, ele só pode ser utilizado após o uso do reconhecimento facial ou da verificação biométrica, de acordo com o aparelho utilizado. Isso vale tanto para a navegação na rede em si quanto para acesso e alteração das configurações ou visualização do histórico.

Verificação biométrica pode ser exigida para liberar utilização do Firefox Focus após ser colocado em segundo plano (Imagem: Divulgação/Mozilla)

A opção vem desativada por padrão, mas pode ser ligada com um toque pelo menu de preferências do Firefox Focus. Não é preciso que o aparelho, em si, seja bloqueado para que o sistema de segurança entre em ação, bastando apenas que ele seja colocado em background para utilização de outro aplicativo, por exemplo.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Lançado em 2016, o navegador mobile da Mozilla tem um funcionamento mais leve e básico, de forma a entregar ao usuário uma experiência de navegação segura e anônima. O browser é capaz de bloquear sistemas de rastreamento para publicidade ou o acesso de sites e serviços ao histórico e outros recursos do sistema. Ele também pode ser usado como um acessório ao próprio Safari.

O Firefox Focus também está disponível para o sistema operacional Android, mas nesta plataforma, ainda não possui os recursos de biometria, que não receberam prazo para chegada.

Fonte: Mozilla (App Store)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.