Publicidade

Modo de emergência do iOS vem gerando milhares de chamadas falsas à polícia

Por| 23 de Fevereiro de 2018 às 12h43

Link copiado!

Modo de emergência do iOS vem gerando milhares de chamadas falsas à polícia
Modo de emergência do iOS vem gerando milhares de chamadas falsas à polícia
Tudo sobre Apple

Autoridades do estado norte-americano da Califórnia emitiram comunicados reclamando do modo de ligação de emergência do iOS 11. De acordo com representantes dos serviços de emergência do Condado de Sacramento e da cidade de Elk Grove, mais de 1.600 chamadas falsas teriam sido originadas a partir de centros de reparo da Apple por causa de ativações do sistema por engano.

Introduzido no iOS 11 em iPhones e Apple Watches, o modo permite que o usuário telefone rapidamente para serviços de emergência sem que precise liberar o aparelho ou digitar um número. Basta pressionar de maneiras específicas os botões físicos dos aparelhos para que a chamada aconteça.

O problema é que, de acordo com as autoridades, essa ativação estaria sendo realizada de maneira equivocada durante o processo de reparo ou recondicionamento dos dispositivos. Em muitos casos, entretanto, os atendentes descobrem que não há ninguém do outro lado da linha ou passam a ouvir conversas de funcionários que nem mesmo perceberam a realização da chamada.

As autoridades apontam para o fato de que tais ligações, de forma similar a trotes, atrapalham o atendimento a ocorrências reais. Todas as chamadas precisam ser atendidas, justamente, devido ao fato de se tratarem de vítimas reais pedindo socorro de maneira discreta, seja por meio de aparelhos com iOS ou não. O maior volume, entretanto, dificulta esse trabalho de identificação.

Continua após a publicidade

Não é a primeira vez que o problema vem à tona na imprensa dos EUA. No começo do ano passado, quando a funcionalidade do iOS 11 foi implementada, policiais do estado de Connecticut relataram o recebimento de, pelo menos, 10 ligações falsas por dia, de usuários que estavam testando a novidade. O problema, aparentemente, continua, mas agora tem um caráter diferente.

Em comunicado oficial, a Apple afirmou estar ciente do problema e confirmou um trabalho com as autoridades da Califórnia para conter a situação. Não existe, entretanto, uma perspectiva de mudança, enquanto uma alteração no mecanismo de ativação, de forma a torná-lo mais complexo, pode depor justamente contra a razão de existir do recurso. É uma equação cujo resultado ideal é difícil de se encontrar.

Fonte: TechCrunch