Microsoft inicia testes Beta da Cortana no iOS

Por Redação | 04 de Novembro de 2015 às 13h32

Após seis meses de testes internos, a Cortana parece prestes a chegar ao iOS, mesmo que ainda em caráter Beta. A Microsoft anunciou nesta quarta-feira (4) o início de um processo de inscrição para os interessados em testar a assistente de voz no iPhone. Por enquanto, esse programa é válido apenas para usuários dos Estados Unidos e China, o que indica também quais línguas estarão presentes nessa versão prévia.

A Microsoft não entrou em detalhes sobre o funcionamento do aplicativo nos dispositivos da Apple, mas disse que ele não virá com a função “Hey Cortana”, que permite a ativação da assistente por meio de voz. Outras funcionalidades também devem estar indisponíveis, pelo menos no início dos testes, como a integração a outros aplicativos da companhia, como o Outlook e o OneNote.

Por outro lado, opções básicas como lembretes, marcação de eventos e envio de e-mails ditados por voz estarão plenamente funcionais, e é justamente isso que a companhia deseja que os escolhidos testem à exaustão, reportando bugs e problemas. Em termos de design, tudo deve funcionar da forma como os usuários de outras plataformas estão acostumados. O visual da Cortana no iOS deve ser semelhante às versões Windows Phone e Android, assim como a voz da assistente.

A Microsoft não informou exatamente quando os testes começam, mas disse que os selecionados devem ter acesso ao app nas próximas semanas. Até lá, quem morar nos EUA ou China deve preencher um questionário online e aguardar um eventual chamado da companhia, que também não tem data para vir. A duração do Beta também não foi informada, nem a previsão de chegada definitiva da Cortana ao iOS.

No Windows Phone, sua plataforma principal, a Cortana está disponível tanto para quem já está na versão 8 quanto para os participantes do programa Insider, que já utilizam a versão 10 do sistema. Contudo, isso vale apenas para os falantes do inglês, já que a assistente ainda não aprendeu português.

Fonte: Microsoft