Link malicioso está causando travamento de iPhones e iPads

Por Redação | 22 de Novembro de 2016 às 09h58

Poucos dias depois de surgirem relatos de que uma nova falha de segurança estava afetando iPhones e iPads, nesta terça-feira (22) novos relatos dão conta que os dispositivos da Apple estão travando devido a um link malicioso.

Segundo informações divulgadas pelo 9to5Mac, quando aberta no Safari, a URL maléfica abre um vídeo MP4 que deixa o iOS extremamente lento e eventualmente o leva a travar. Ainda não se sabe exatamente o porquê de o sistema estar travando, mas é provável que o arquivo de vídeo esteja corrompido e isso esteja sobrecarregando os iGadgets, que acabam congelando.

Em um vídeo publicado em seu canal, o youtuber EverythingApplePro mostra que a falha afeta desde o iOS 5 até as versões mais recentes do sistema. No iOS 10.2 beta 3, o iPhone afetado pela falha acaba desligando sozinho e exibindo o ícone da engrenagem rodando indefinidamente, impedindo o usuário de fazer qualquer coisa no aparelho.

Ainda não há uma solução oficial para evitar o link malicioso, então o ideal é segurar o dedo e não tocar em URLs suspeitas recebidas em mensageiros instantâneos e/ou redes sociais. Caso você se torne uma vítima, terá de dar um hard reset para ver seu iPad ou iPhone funcionando novamente.

Para isso, basta pressionar e segurar os botões de Liga/Desliga e Home ao mesmo tempo. No iPhone 7, o procedimento pode ser feito pressionando e segurando os botões Liga/Desliga e Volume para Baixo ao mesmo tempo.

A Apple ainda não se pronunciou sobre a nova falha do iOS, mas é certo que logo um patch corretivo será disponibilizado pela empresa. Até lá, tome cuidado.

Via 9to5Mac, EverythingApplePro (YouTube)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.