Publicidade

Link bizarro causa travamentos no iPhone, iPad e Mac

Por| 17 de Janeiro de 2018 às 12h52

Link copiado!

Link bizarro causa travamentos no iPhone, iPad e Mac
Link bizarro causa travamentos no iPhone, iPad e Mac
Tudo sobre Apple

Os usuários dos sistemas operacionais iOS e macOS estão, mais uma vez, na mira de uma falha que causa o travamento completo de iPhones, iPads e Macs. Desta vez, um link enviado por aplicativos de mensagem pode causar o congelamento dos dispositivos mesmo que não seja efetivamente clicado, bastando apenas o pré-carregamento da URL no sistema para que isso aconteça.

Antes de mais nada, é importante deixar bem claro que não se trata de nenhum tipo de tentativa de golpe ou link malicioso, mas provavelmente de uma trollagem que se aproveita de falhas nos sistemas operacionais. O link enviado é do repositório de desenvolvimento GitHub, sendo capaz de travar o dispositivo mesmo sem um clique direto na URL, apenas com seu carregamento prévio para exibição em uma janela de chat.

O maior afetado, aqui, é o iMessage, mas os reflexos do problema são variados. Em testes, usuários perceberam desde simples travamento no aplicativo ou em diferentes versões do navegador Safari, como um congelamento completo do aparelho, exigindo sua reinicialização. Existem relatos, ainda, de um consumo exacerbado da bateria após a abertura do link.

Usuários de sistemas operacionais como Windows, nos computadores, e Android, no mundo mobile, não são afetados pela falha. Ao abrirem a URL, é possível observar apenas uma mensagem de “página em carregamento”, sem nenhum reflexo nos dispositivos usados para fazer isso.

Continua após a publicidade

Os usuários podem tomar algumas atitudes para se protegerem. A principal delas, para quem já recebeu o link, é deletar completamente o histórico de mensagens com o contato brincalhão, acessando o iMessage e arrastando o dedo da direita para a esquerda sobre o responsável, selecionando “Apagar”.

Outro caminho, mais radical, mas que também garante proteção completa contra a trollagem, é bloquear completamente o acesso ao GitHub pelo sistema operacional. No iOS, por exemplo, isso pode ser feito pelo menu de ajustes do sistema, na opção Restrições e, depois, em Sites, com a inserção da URL github.io após a ativação da função “Somente Sites Específicos”.

Aqui, entretanto, é importante lembrar que a ação vai bloquear todo e qualquer acesso ao repositório de desenvolvimento. Por um lado, o bloqueio geral impede o envio de novas mensagens, diferentes da original, que também contenham o link bugado, mas, por outro, também restringe completamente a utilização da plataforma.

A Apple ainda não se pronunciou sobre o assunto. No passado, quando sequências de caracteres bizarros causaram problemas semelhantes para usuários de iOS, no caso que ficou conhecido como “Effective Power”, em referência ao conteúdo do texto, o iMessage chegou a ser atualizado para resolver o problema.

Continua após a publicidade

Fonte: 9to5mac