Publicidade

iOS | Especialistas já derrubaram nova medida de proteção do sistema

Por| 15 de Junho de 2018 às 09h28

Link copiado!

iOS | Especialistas já derrubaram nova medida de proteção do sistema
iOS | Especialistas já derrubaram nova medida de proteção do sistema
Tudo sobre Apple

Nesta semana, a Apple anunciou a implementação de uma nova medida de segurança para impedir o acesso a dados em um dispositivo iOS enquanto ele estiver bloqueado. Não durou nem um dia e, antes mesmo de a nova medida ser lançada, ela já foi quebrada. Quem afirmou isso foi a Grayshift, empresa que fornece um software que é usado principalmente por autoridades e agências policiais.

De acordo com o que foi divulgado pela Apple, a ideia da atualização vindoura para o sistema operacional é bloquear o acesso à memória do dispositivo via USB após uma hora de desbloqueio. Depois desse período, apenas energia passará pelo cabo, enquanto o uso de dados necessitará da inserção da senha ou identidade biométrica. De acordo com a Grayshift, porém, essa possibilidade já está “derrotada” em uma nova atualização do software.

Em um comunicado enviado por e-mail, a companhia afirmou trabalhar com frequência para garantir a eficácia de sua solução, que custa alguns milhares de dólares e tem como clientes nomes como FBI, CIA e agências de inteligência ao redor do mundo. Isso significa não apenas garantias contra o novo bloqueio de acesso por meio do USB, mas também outras “capacidades” que podem ser utilizadas no futuro, no caso de implementação de novas proteções.

A empresa foi curta e grossa, com uma declaração que serve também como um alerta de que está à frente da Apple quando o assunto é acesso aos dados. Enquanto isso, em comunicado oficial sobre a nova medida de segurança, a Apple disse que o objetivo não é dificultar o trabalho de investigação, mas sim garantir que seus usuários tenham o maior nível de segurança e confiabilidade em seus produtos.

Continua após a publicidade

Com a atualização do GrayKey, software que é usado para esse tipo de desbloqueio, a barreira se torna invisível para agentes legais, porém, ainda assim, existem vantagens. Ladrões de celulares ou hackers que não tenham acesso à ferramenta não poderão mais realizar ataques direcionados ou roubar dados para a realização de extorsão e vazamento. Ou seja, a atualização ainda tem seu valor, apesar daquele que parece ser seu maior alvo já ter escapado.

O update que vai implementar a nova medida de segurança no iOS ainda não tem data para sair. O mesmo vale para a atualização do GrayKey, mas se ele já está pronta e funcional, basta que a Apple libere a mudança em seu próprio sistema operacional para que, logo depois, a ferramenta de desbloqueio também possa contorná-la.

Fonte: Motherboard