iOS 9: código de desbloqueio de seis digitos deixará sistema mais seguro

Por Redação | 09.06.2015 às 11:26
photo_camera Divulgação

Se você está acostumado a desbloquear seu iPhone com apenas quatro dígitos, pode ser que a nova atualização do sistema operacional mude isso drasticamente. Conforme apresentado pela Apple durante a WWDC nesta segunda-feira (08), uma das novidades do iOS 9 é exatamente a maior segurança dos códigos de acesso ao dispositivo.

A partir do update prometido para o segundo semestre, os gadgets da empresa equipados com a tecnologia TouchID vão oferecer a possibilidade de usar seis ao invés dos tradicionais quatro dígitos de desbloqueio. Além disso, eles poderão ser alfanuméricos, o que dificulta ainda mais a vida de quem quer bisbilhotar suas coisas.

É claro que você não será obrigado a adotar essa senha, uma vez que essa trava de segurança continua sendo opcional. Além disso, ainda será possível manter os quatro velhos números — ainda que, com isso, o usuário não aproveite toda a segurança que o novo formato oferece.

Para aqueles que decidirem adotar esse novo formato, as coisas se tornam um pouco mais complexas e, consequentemente, seguras. Apenas para ter uma ideia, o método antigo oferecia 10 mil combinações possíveis, enquanto o novo modo abrange um milhão de variações.

Esse número cem vezes maior faz com que seja virtualmente impossível que alguém consiga invadir seu iPhone ou iPad. Além disso, após dez tentativas frustradas de acessar o conteúdo, o próprio dispositivo percebe que se trata de uma invasão e apaga todos os dados armazenados.

Como mencionado, a novidade estará disponível apenas para gadgets equipados com a tecnologia TouchID, ou seja, iPhone 5S, iPhone 6, iPhone 6 Plus, iPad Air 2 e iPad Mini 3.

Via: Ars Technica, Phone Arena