iOS 10.3 pode liberar quase 8 GB de espaço no iPhone

Por Redação | 30 de Março de 2017 às 12h56

A atualização 10.3 para o iOS, liberada nesta quinta-feira (30) pela Apple, pode trazer ganhos de até 8 GB para os usuários de iPhones e iPads. O grande segredo por trás da mágica é a utilização de um novo sistema de arquivos, o APFS, voltado especificamente para dispositivos com memória flash, de forma a aproveitar os benefícios da tecnologia.

Além de um tempo de carregamento aprimorado para aplicações e boot geral do dispositivo, o APFS também promete trazer mais segurança, com criptografia mais forte. Entretanto, o reflexo mais sentido pelos usuários após a atualização deve ser mesmo a liberação de memória, fruto de uma nova tecnologia de alocação de arquivos que é mais eficiente e veloz.

O ganho máximo registrado até agora, de exatos 7,81 GB, foi obtido em um iPhone 6 de 256 GB. Em testes realizados pelo Canaltech com um iPad Air 2 de 16 GB também houve melhoria, com 2 GB de espaço liberado para uso. Pode parecer pouco, mas ainda assim, uma boa notícia para quem possui os modelos com menos espaço para armazenamento.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

O APFS é uma tecnologia proprietária que deve aumentar a compatibilidade entre todos os dispositivos da Apple. A novidade também estará presente no MacBook, Apple Watch e até no Apple TV, com as mesmas características e sistema de particionamento em volumes, justamente o responsável pela liberação de espaço nas plataformas.

O revés, entretanto, é que a atualização para o iOS 10.3 levará mais tempo que o normal. Após o download dos cerca de 600 MB do update, o aparelho pode ficar indisponível por até uma hora, de forma que todos os ajustes necessários sejam realizados. Sendo assim, a Apple recomenda o update com o dispositivo ligado a uma fonte de energia, de forma a evitar problemas.

A atualização 10.3 do iOS será disponibilizada para todos os usuários que possuem do iPhone 5, iPad 2, iPad mini 2 e Pro em diante. Quem tem um iPod Touch da sexta geração e superiores também poderá fazer a instalação. Além da otimização de memória, o update traz um sistema de rastreamento para fones AirPods perdidos, integração da Siri com aplicativos de transporte e a possibilidade de alugar filmes pela iTunes Store, entre outras melhorias.

Fonte: Pplware

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.