iOS 10.2 beta: versão para devs traz enxurrada de novos emojis!

Por Redação | 31.10.2016 às 22:18

A Apple acaba de liberar o primeiro beta para desenvolvedores do iOS 10.2! E a grande novidade da versão é um catálogo incrementado de emojis, que traz mais bonequinhos, diferentes dos que já conhecemos daquela última repaginada que a Maçã deu na sua lista. E por falar em repaginada, dessa vez a Apple caprichou no redesign de todas as figurinhas já existentes.

Além dos novos emojis, agora o iOS 10.2 vem com suporte total ao Unicode 9.0. Aliás, os bonequinhos levaram a nossa forma de comunicação via dispositivos móveis a outro nível, e dado que pessoas do mundo inteiro usam as carinhas para incrementar a conversa, nada seria mais justo que criar novos símbolos a fim de abranger um pouco mais as profissões, os animais, os objetos e as tantas outras coisas que usamos em nosso dia a dia.

Apesar da grande novidade ser as carinhas, o iOS 10.2 também trouxe outros incrementos bacanas:

  • Três novos papéis de parede;
  • Novo efeito de tela no Mensagens;
  • Um widget para o app Vídeo, nativo do iOS;
  • Possibilidade de aplicar estrela no app Música sem interferir nas recomendações "Para você" do Apple Music;
  • Recurso para organizar playlists por tipo, título e data de inclusão;
  • Possibilidade de manter o app Câmera com as mesmas preferências depois de alternar usos;
  • Nova função que permite notificar automaticamente seus contatos da lista de emergências (Emergency SOS), com compatibilidade com o Apple Watch.
wallpapers

Três novos papéis de parede

Mas voltemos a falar de emojis.

Novas profissões!

Se antes os emojis já abrangeram um pouco mais no ramo do trabalho, agora é que a coisa ficou séria. A Apple adicionou emoticons para muitas outras profissões, e tudo com diversidade de gênero e cor de pele. Outra coisa bacana é que, no iOS 10.2, tanto os bonequinhos antigos quanto os novos terão versões para homens e mulheres.

Veja abaixo uma prévia das novas profissões. Além de cantor, bombeiro, piloto, juiz, pintor e até astronauta, teremos também professor, soldador, profissional de TI, administrador, fazendeiro, cientista, chef, estudante, mecânico, profissional de saúde e muito mais.

emoji1

Animais

Sempre se perguntou onde diabos estava o pato na lista de emojis para provocar seus amigos nos grupos? Pois agora a nova listagem de bichos traz espécies novas. Tem coruja, morcego, gavião, lobo, pato, borboleta, camarão, lula e até calango!

Aliás, os novos bichos estão mais detalhados. Basta pegar o iPhone e comparar os desenhos: os próximos emojis virão com mais cores e sombreados, além de traços levemente modificados. Mas não se preocupe, não é nada que vá mudar drasticamente os bichinhos com os quais você já está acostumado. Veja só:

emoji2

Carinhas

É claro que a lista de carinhas também foi atualizada. Aliás, finalmente botaram um emoji de uma carinha verde para quem quer dizer que está passando mal (porque máscara e termômetro não eram lá tão certeiros, confere?). Tem também emoji de palhaço, de mentiroso (à la Pinocchio), de chapéu de cowboy, de facepalm, de "wtf"?... Tem até uma mulherzinha grávida.

emoji3

Esses emojis acima são puramente do Unicode 9. O que deve chegar na versão definitiva do iOS 10.2 é um conjunto ainda mais detalhado de bonecos, como você pode comparar abaixo. Aliás, até que enfim eles inventaram um emoji para o famoso ¯\_(ツ)_/¯!

emoji4

Alimentos, veículos e objetos

A lista de emojis do beta do iOS 10.2 também conta com novos alimentos, veículos, objetos... dê o play no GIF abaixo e veja quais novos rangos foram acrescentados:

emoji5

Vale lembrar que a versão beta liberada hoje pela Apple é destinada apenas a desenvolvedores registrados. Além das novidades visuais e em algumas configurações do sistema operacional, o iOS 10.2 também traz reparos em bugs da versão anterior, melhorias de desempenho de modo geral e novas funções, mesmo que discretas.

Depois que os desenvolvedores terminarem seus testes com a versão beta, a Apple libera um novo update para os usuários comuns.

Com informações do MacStories, do TechCrunch e do MacRumors