iOS 10 dará mais informações sobre redes sem fio

Por Redação | 29.08.2016 às 11:44

Uma nova funcionalidade surgiu de repente para usuários da Beta do iOS 10, que vai indicar problemas de segurança ou outras informações sobre as redes Wi-Fi usadas. A ideia é alertar sobre falhas na configuração de roteadores ou indicar problemas de final, como quando, por exemplo, a rede existe, mas não está conectada à internet.

O maior objetivo, entretanto, parece ser zelar pela proteção das informações. O sistema, por exemplo, é capaz de alertar ao usuário sobre o uso de protocolos de segurança inseguros em redes sem fio que podem levar à interceptação de dados e roubos de credenciais, por exemplo, caso algum indivíduo malicioso esteja conectado à mesma rede.

Entretanto, não é como se o utilizador pudesse fazer muito a respeito, pelo menos não da forma como a Apple sugere. Ao se conectar a redes abertas ou usando o protocolo WPA, por exemplo, o sistema sugere que o roteador seja configurado para o sistema WPA2, mas não é como se o usuário pudesse fazer isso em uma rede pública, de um café, shopping ou outros locais de circulação – justamente aqueles bastante usados para a obtenção de informações dos utilizadores.

iOS 10 Wi-FI

As informações adicionais aparecem por meio de um toque na opção “Recomendações de segurança”, que aparecerá logo abaixo da rede à qual o usuário está conectado. Trata-se, no fim das contas, de uma adição à tela de detalhes da conexão, onde estão outros dados como o endereço IP, a máscara de subrede e opções como a de esquecer a conexão.

Como apontam alguns especialistas, tais informações aparecem apenas depois que o usuário entra na rede, o que pode derrotar um pouco dos propósitos de segurança por trás da ideia. Entretanto, por outro lado, pode ser mais uma forma de fomentar a utilização de protocolos mais seguros – donos de estabelecimentos, por exemplo, podem ser informados pelos clientes sobre a mensagem sendo exibida em seus iPhones.

A expectativa é que o iOS 10 seja liberado no final do ano junto com a nova geração de smartphones da Apple. Por enquanto, o sistema operacional encontra-se em fase de testes Beta, ganhando novas funcionalidades e detalhes como esse em caráter de experimentação, para um grupo restrito de usuários.

Fonte: iPhone Hacks