Publicidade

iOS 10 chega nesta terça, dia 13. Veja aparelhos compatíveis

Por| 13 de Setembro de 2016 às 08h29

Link copiado!

iOS 10 chega nesta terça, dia 13. Veja aparelhos compatíveis
iOS 10 chega nesta terça, dia 13. Veja aparelhos compatíveis

A Apple confirmou no evento em que apresentou, entre outras coisas, o Apple Watch Series 2 e o iPhone 7, a data de disponibilidade do iOS 10, a próxima versão do sistema operacional do iPhone, iPod Touch e iPad. E o dia chegou: é hoje!

A companhia disse que a nova versão é a maior atualização do sistema operacional até agora e traz melhorias na assistente pessoal Siri. Uma das transformações é que ela ficou mais esperta para buscar imagens.

A assistente também pode transcrever mensagens de áudio ou até mesmo escrever textos. Além disso, a Apple está permitindo que desenvolvedoras externas usem a tecnologia. Com isso, será possível, por exemplo, enviar uma mensagem pelo WhatsApp ou chamar um carro pelo Uber através de comandos de voz.

Uma das novidades do iOS 10 é o Universal Clipboard, em que textos ou imagens copiados em um dispositivo (um iPhone, por exemplo) possam ser colados em outro (um Mac ou iPad) e vice-versa. Com isso, a transferência de conteúdo vai ficar mais simples, ao menos entre os aparelhos da Apple.

Continua após a publicidade

Agora, não é preciso apertar algum botão para ver a tela de bloqueio, basta tirar o aparelho do bolso ou pegar da mesa. O ato de levantá-lo faz com que ele seja ligado. Por falar em tela de bloqueio, há várias mudanças, como a expansão no uso dos widgets, com os quais o usuário pode interagir com o 3D Touch.

Apps da casa reformulados

Agora, os aplicativos internos podem ser excluídos da tela, como qualquer outro app. Ou quase, já que, no caso desses programas que vêm de fábrica, eles só podem ser escondidos, mas nunca apagados do sistema.

Muitos deles foram atualizados, casos dos aplicativos de Fotos, Telefone, Mapas, Música, Notícias e Mensagens. Este último teve as maiores mudanças, com emojis grandes e animações, além da integração com o Apple Music. Os desenvolvedores também podem fazer com que seus apps se comuniquem com o iMessage.

Continua após a publicidade

Já o Mapas ganhou sugestões de restaurantes, informações de tráfego e a funcionalidades de lembrar o local do carro estacionado. O Apple Music foi refeito do zero, segundo a companhia, e teve melhorias na interface de usuário e agora mostra a letra das músicas.

O iOS 10 poderá ser instalado nos seguintes dispositivos:

  • iPhone 5 e mais novos;
  • iPod Touch (sexta geração);
  • iPad Mini 2 ou mais novo;
  • iPad (quarta geração);
  • iPad Air ou mais novo;
  • iPad Pro

Fonte: The Verge