Publicidade

iOS 8.3 será o primeiro a ganhar uma versão beta aberta ao público

Por| 20 de Fevereiro de 2015 às 17h32

Link copiado!

Divulgação
Divulgação

As últimas atualizações do iOS trouxeram um grande ensinamento para a Apple: problemas acontecem. Pensando em reduzir a ocorrência de bugs nas versões estáveis de seu sistema operacional, a Maçã passa adotar um recurso já usado por quase todos os desenvolvedores de SOs da atualidade, que é a liberação de versões de teste (betas públicos) do iOS.

E isso já vai acontecer em breve, mais precisamente no dia 9 de março de 2015, quando o beta público do iOS 8.3 estará disponível para download via AppleSeed. Segundo o 9to5Mac, o lançamento vai coincidir com a liberação do terceiro beta para desenvolvedores do iOS 8.3, planejado para estar no ar na mesma semana.

E a próxima grande atualização, iOS 9, também deve seguir o mesmo caminho. Ela deve ser apresentada ao mundo durante a Developer Conference de junho. A versão beta pública deve estar disponível no mesmo período, sendo que a versão final deve chegar somente no terceiro trimestre deste ano.

Continua após a publicidade

O grande objetivo é ter um sistema operacional testado na prática por um bom número de pessoas antes de liberar a versão final. Com o feedback, a companhia poderá realizar ajustes e corrigir falhas sem colocar em risco um grande número de usuários, como acontece quando uma versão estável apresenta problemas.

Público, mas limitado

Apesar de ser público, o beta do iOS 8.3 não vai chegar para todo mundo que quiser. Assim como aconteceu com a versão de testes do OS X, o novo iOS deve chegar primeiro a um grupo limitado de 100 mil pessoas. Há um rumor de que a Apple já começou a liberar esta versão a um grupo selecionado de empregados das lojas da companhia ainda em janeiro.

O iOS 8.2, cuja versão de teste já está nas mãos de desenvolvedores desde 2014, não vai participar do novo esquema. O iOS 8.3 deve implementar suporte sem fio ao CarPlay, aprimorar recursos da Siri, simplificar o login para os serviços Google e também mais organização para o teclado de Emojis.