iOS 8 já está presente em 68% dos dispositivos Apple

Por Redação | 08 de Janeiro de 2015 às 10h12

Embora o iOS seja um sistema bastante fechado quando comparado ao Android, fato é que a plataforma da Apple para dispositivos móveis é conhecida por ser algo "único", sem a fragmentação encontrada nos dierentes modelos do robô verde do Google. Graças à forte imposição e controle sobre software e hardware da gigante de Cupertino, o iOS tem atualização garantida nos aparelhos vendidos por essa empresa. Prova disso são números recentes encontrados no site da empresa, que apontam uma rápida adoção da última versão do sistema da Maçã.

Em relatório divulgado esta semana, a Apple revelou mais dados que reafirmam a baixíssima fragmentação do iOS no mercado. De acordo com o levantamento, que capturou dados da App Store no último dia 5 de janeiro, o iOS 8 está presente em 68% dos iPhones, iPads e iPods Touch que circulam no mundo. Com essa informação, constata-se um crescimento de 8% em relação ao último relatório divulgado em novembro do ano passado, quando o iOS 8 abocanhava 60% da base instalada de iGadgets.

O iOS 7 vem logo em seguida com 29% de adoção, com base na atualização deste mês, contra 35% em novembro de 2014. Versões mais antigas do iOS estão presentes em apenas 4% dos iGadgets, contra os 5% do período anterior.

Outros relatórios divulgados por terceiros mostram uma adoção ainda mais agressiva da versão mais atualizada do sistema móvel. Dados da agência Mixpanel acusam uma taxa que passa dos 70% de dispositivos com o iOS 8 instalado.

Fica evidente que o iOS 8 tem conquistado a confiança por parte dos fãs da Apple. Em seu período de lançamento, a oitava versão do SO sofreu diversos bugs, o que fez com que uma parcela dos usuários adiasse a atualização de seus telefones e tablets - e mesmo assim manteve uma porcentagem relativamente alta de adoção ao novo iOS. Com o tempo, a Apple liberou patches e atualizações para corrigir os problemas, e a versão 8.1.2 (lançada em 9 de dezembro de 2014) vem tendo uma base instalada cada vez maior.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.